Pr. João Soares da Fonseca

Áudio Pastoral

Na história infantil, A Branca de Neve e os Sete Anões, a madrasta da Branca de Neve possuía um espelho mágico com o qual ela sempre conversava. Em sua vaidade, a rainha vivia perguntando ao espelho:
– Espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais bela que eu?
O espelho não mentia, porque um espelho não mente. E lá vinha a resposta:
– Ó minha rainha e senhora, você é a mulher mais linda do reino.
Isso aconteceu enquanto Branca de Neve ainda era uma menininha. Mas ela cresceu e se tornou moça belíssima. A madrasta, como sempre, foi ao espelho para conferir:
– Espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais bela que eu?
E o espelho, que a vida inteira só falou a verdade, falou a verdade de novo:
– Sim , minha rainha e senhora, existe agora no reino alguém mais bela que você; é Branca de Neve.
A rainha explodiu de ódio e ciúme. Não podia ser. Não tinha cabimento. E a partir daí, sua vida consistia apenas em urdir um plano para matar Branca de Neve e assim voltar a ser a mais bela do reino.
Dirá você que esta é uma historinha boba, para divertir as crianças e fazê-las dormir. Mas será que nós também não alimentamos a vaidade dentro de nosso peito, achando que somos espiritualmente um monumento à beleza? Certo, o espelho é quem dirá a verdade.
A Bíblia é como um espelho a denunciar as nossas imperfeições e a expor as nossas vaidades. Essa denúncia quase sempre nos desagrada, porque a constatação do pecado próprio é um soco no ego. Mas é para o nosso bem que a Palavra de Deus nos admoesta. Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras…” (Mt 22.29a).
Só o que não pode acontecer é imitarmos o homem que um dia se viu no espelho, achou-se tão feio, que tomou a decisão radical e surpreendentemente estúpida de… quebrar o espelho, em vez de tomar outras providências. Amigo, a culpa da nossa feiura não é do espelho; ele apenas a reflete. Não evite a Palavra; ela só lhe fará bem.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: