Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Efésios 4:13

O principal fundamento da Educação Cristã é o estudo da Bíblia, a Palavra de Deus. Para tanto, atravessam-se várias etapas:

  1. Conhecer o amor de Deus;
  2. Aceitar a salvação em Jesus Cristo;
  3. Crescer espiritualmente e praticar os ensinamentos do Mestre Jesus;
  4. Como resultado final, transformar vidas.

O Pr. Oswaldo Jacob, em seu Artigo Os objetivos da Educação Cristã, diz que:

“Jesus, o Mestre, ministrava aos Seus discípulos. Seu objetivo era treiná-los para cumprirem a missão do Pai – anunciar o Seu Evangelho para a salvação e alegria dos povos. O Senhor deixou esta missão bem definida no Seu encontro com o publicano Zaqueu, em Jericó. ‘O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10).

Paulo, um dos maiores mestres do Novo Testamento, coloca de forma muito clara ao jovem pastor Timóteo: “O que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite a homens fiéis e aptos para também ensinarem a outros” (2 Timóteo 2:2). Este texto revela os três objetivos da Educação Cristã: informar, formar e transformar. Timóteo foi informado (conteúdo), formado (caráter) e transformado (testemunho).

Paulo usa a palavra metamorfose para o verbo transformar. “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). A metamorfose só acontece a partir da informação e da formação. As pessoas são transfiguradas pelo conhecimento experimentado ao longo a vida. Sabemos que a mudança deve ser sempre avaliada e aperfeiçoada. O produto da informação e da formação nunca é acabado, mas sempre aperfeiçoado. O caráter de Cristo a partir do ensino da Palavra vai sendo formado trazendo transformação do ser cristão.

Seja Cristo o centro do nosso ensino, o Espírito Santo o iluminador e encorajador na aplicação do conteúdo e Deus, o Pai, exaltado. ”

O Ministério de Educação Cristã da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro tem contribuído grandemente para o crescimento no conhecimento da palavra de Deus, através da Escola Bíblica Dominical e Uniões de Treinamento, cumprindo assim como determinado na Bíblia: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” Mateus 28:20a.

eneyda-pimentelEneyda Pimentel
mec@pibrj.org.br