A orquestra e o coral cantavam e tocavam ao Eterno em perfeita harmonia: – Sim! Deus é bom! O seu amor leal dura para sempre! Então uma nuvem encheu o templo do Eterno.  II Crônicas 5:13 

Em 10 de junho de 1985 foi criado na PIBRJ a Comissão de Música e Arte Sacra (COM-ARTE), com a função de avaliar, planejar e coordenar os assuntos relativos à música e arte sacra em nossa Igreja. Após alguns anos, esta Comissão se transformou em Departamento de Música (DEM), passando assim a responder por ele um Coordenador. O DEM abrangia os coros da igreja, conjuntos vocais e instrumentais, solistas, instrumentistas, regentes congregacionais e todos aqueles envolvidos com a música nos cultos.

A partir de 17 de fevereiro de 2008, com a posse de Eduardo Transcoveski Gonçalves, como o primeiro Ministro de Música da PIBRJ, surge o novo MINISTÉRIO DE MÚSICA.

Eu não me envergonho de confessar publicamente que ao lado da teologia não existe arte a qual seja semelhante à música, pois ela sozinha, depois da teologia, pode fazer aquilo que de outra forma somente a teologia poderia alcançar,  especificamente,  acalmar e alegrar a alma do homem.” Martinho Lutero (BUSZIN, 1958, p.7)

OBJETIVO

O Ministério de Música objetiva oportunizar um ambiente favorável para que os músicos adorem a Deus através dos seus dons espirituais e talentos musicais com a finalidade da edificação da igreja e divulgação da Mensagem de Cristo. ADORAMOS enquanto CONSTRUÍMOS E NOTICIAMOS.

Ele concedeu dons de apóstolos, profeta, evangelista, e pastor-mestre para treinar os seguidores de Cristo, para que haja um serviço de qualidade no corpo de Cristo, a igreja. Ele fez isso para que todos possam trabalhar juntos em perfeita harmonia e sintonia, numa resposta cheia de gratidão e dedicação eficiente ao Filho de Deus, como adultos plenamente maduros, plenamente desenvolvidos, plenamente cheios de vida, como Cristo.” Efésios 4.11-13

COMPROMISSO

O Ministério de Música tem como tarefa a elaboração da agenda musical da igreja para as atividades de culto e programações – internas ou externas – bem como criar um ambiente favorável ao surgimento e formação de novos músicos. Este ministério deve ser um instrumento facilitador para que os coros e conjuntos, instrumentistas e projetos musicais trabalhem em harmonia para atender as necessidades da igreja. Comprometidos com o Reino de Deus servimos à Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. SERVIR é nosso COMPROMISSO.

 

COMPOSIÇÃO

O Ministério de Música é composto por 18 grupos (coros e conjuntos), mais de 300 músicos (coristas e instrumentistas) e diversos projetos e eventos permanentes, dentre eles Natal de Primeira, MusicArt, Série Música de Primeira e Encontro de Quartetos.