Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tomardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 

Mateus 18:3-4

Somos o Ministério Infantil da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro,. Atendemos a crianças de 0 a 11 anos de idade e temos em nosso ministério hoje aproximadamente 100 crianças.

Entendemos que Ministério Infantil deve ser um espaço lúdico, de alegria, animação e todas as características típicas de um trabalho com crianças. Da mesma forma, é preciso compromisso, seriedade e criatividade a todo tempo. Um ministério com crianças tem suas peculiaridades que lhe são quase que exclusivas em se pensando na igreja como um todo.

Vivemos em um tempo aonde ser criança é estar face às mudanças rápidas e constantes na sociedade. Certamente as crianças de hoje não são como as de ontem. Atualmente a infância tem sido atacada cruelmente pelo consumismo desenfreado dos tempos modernos e que tem sérios desdobramentos no comportamento, na fé e nos valores dos pequenos.

A igreja precisa ser então um espaço aonde as crianças se sintam seguras e de igual modo satisfeitas. Não podemos mais ficar para trás da boa estrutura que o mundo oferece para as crianças. Precisamos dar o melhor para elas dentro da igreja. E já que temos o melhor conteúdo para oferecê-las, por que não também a melhor estrutura.

Em circunstâncias normais, toda criança tem sua estatura inferior a de um adulto. Por isso elas são chamadas de pequenas ou pequenos. Os Pequenos Gigantes são crianças que como afirmamos acima, são naturalmente pequenas, só que no entanto são também gigantes.

São gigantes, pois há em cada criança um enorme potencial de vencer. Vencer as dificuldades que a vida lhes impõe. Vencer os medos, as dores, a discriminação, etc… É preciso enxergar nesses pequenos todo o potencial que há neles em Cristo Jesus, que as colocou como o maior exemplo a ser seguido para que pudéssemos entrar no Reino dos Céus.

Há grandeza em ser como uma criança. Há grandeza em ser um pequeno. Por isso Pequenos Gigantes.

Queremos com esse nome, despertar em cada criança, pai, mãe, adulto a consciência de que eles, os pequenos, são pessoas muito importantes para Deus. Eles já são gigantes hoje.

Queremos que as crianças saibam disso e desejamos também trabalhar para que tenhamos um ministério infantil gigante como o nome.

andre-decotelliPr. André Decotelli
decotelli@pibrj.org.br