A COMPREENSÃO DA JUSTIÇA DE DEUS

Romanos 10

“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:13)

Paulo expressa seu profundo desejo pela salvação de Israel (v.1), que tentou substituir a justiça através da fé pela justiça através da lei (vv. 2-4), embora a primeira estivesse universalmente disponível (vv.5-13). Deus deu aos judeus todas as oportunidades de receberem o evangelho, mas eles não responderam com fé. (A Bíblia Anotada, Ed. Mundo Cristão, 1991) Paulo faz questão de combater a noção legalista dos fariseus com relação à justiça divina, ao trabalhar a divisão na igreja romana: não havia por que trazer para dentro das comunidades cristãs as mesmas práticas ritualísticas que o próprio Cristo havia condenado em seu ministério terreno. Permitir que os judeus impusessem aos gentios questões que nem eles conseguiam seguir seria voltar ao erro dos fariseus. Observem o antes e o depois:

A justiça da lei A justiça da fé
Visão legalista da justiça divina. Era necessário passar por doutrinação prévia, passar por algum tipo de escola rabínica ou seguir algum código de regras prévias. A fé em Cristo era suficiente para a salvação.
O zelo não vinha do conhecimento de Deus  (v.2), pois não se submeteram à justiça de Deus demonstrada na crucificação de Jesus (v.3,4), preferindo a justiça da lei. A justiça divina agora, se restringia à fé: “Pois Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê.”(v.4)
Os fariseus haviam transformado a Lei do Senhor em um conjunto de regras simplesmente impossível de seguir – Códice com 613 mandamentos. Em Cristo, tínhamos a liberdade de qualquer restrição ritualística imposta pela lei judaica.
Jesus, por não ter pecado, não poderia ter tido um corpo físico. Sem a crença na ressurreição, nossa fé seria inútil (I Co 15:13, 14)

 Devemos continuar pregando Cristo, concentrando-se em sua Palavra (v.17). A fé vem pelo ouvir a sua mensagem e a sua história. Precisamos manter o rumo e continuar , pregando o cristo da Bíblia, pois só assim poderemos, como igreja, ser um fator de transformação neste mundo.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Romanos 10:1-3

Terça-feira – Romanos 10:4-7

Quarta-feira – Romanos 10:8,9

Quinta-feira – Romanos 10:10-12

Sexta-feira – Romanos 10:13-16

Sábado – Romanos 10:17,18

Domingo – Romanos 10:19-21

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: