DISCIPULADO CRISTÃO NA CARTA AOS GÁLATAS

Gálatas 5;6

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gl 5.25)

“Ao final da mais importante seção dessa epístola, Paulo passa a exortação prática que procede do verdadeiro evangelho da justificação exclusivamente pela fé. Esse material está dividido em três partes: liberdade em Cristo (5.1-15), o poder do Espírito (5.16-6.6) e a bênção e o julgamento divino (6.7-10).” (p.1562)

“Liberdade em Cristo. O apelo de Paulo para abandonarmos o legalismo suscita uma questão importante: os cristãos são livres para viverem da maneira como quiserem? Paulo responde a essa pergunta ao considerar o equilíbrio entre liberdade e responsabilidade.” A nossa redenção é única e exclusivamente pelo sacrifício do sangue de Cristo por nós. Cristo liberta-nos da escravidão do pecado. Isso não significa liberdade para pecar, mas responsabilidade de viver uma vida que se entristece pelo pecado, de arrependimento, que glorifica a Deus em tudo e como um todo.

“O poder do Espírito. (…), mas como obedeceriam à vontade de Deus se não estavam sob o jugo e as restrições do legalismo? Confiar no Espírito Santo é o único caminho para viver para Cristo.” (p.1563).  Assim, “a crucificação da carne e o viver Cristo no discípulo constituem as marcas do verdadeiro cristão, bem como a operação do fruto do Espírito em oposição às obras da carne.”

“Julgamento divino e bênçãos. Paulo encerra as suas exortações práticas com uma advertência severa e um encorajamento firme. Todos serão julgados por Deus, mas os cristãos que andam pelo Espírito colherão uma recompensa eterna.” (p.1564) Assim como o apóstolo Paulo, devemos nos gloriar somente na cruz de Jesus e carregar Suas marcas em nossas vidas. A esperança que ele tinha de que o evangelho da graça de Cristo triunfaria entre os gálatas, deve ser a mesma viva em nossos corações. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm 6.23)

Bíblia de Estudo de Genebra

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Gálatas 5.1-5

Terça-feira – Gálatas 5.6-12

Quarta-feira – Gálatas 5.13-21

Quinta-feira – Gálatas 5.22-26

Sexta-feira – Gálatas 6.1-9

Sábado – Gálatas 6.10-13

Domingo – Gálatas 6.14-18

 

 

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: