DISCIPULADO CRISTÃO NA CARTA AOS FILIPENSES

Filipenses 3 e 4

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Os desejos espirituais do discípulo (Fp 3:8-11). Depois  de apresentar seu “curriculum” invejável como judeu, Paulo passou “a considerá-lo como perda, por amor a Cristo” (v.7) e depois completa: “Sim, de fato também considero todas as coisas como perda, comparadas com a superioridade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual perdi todas essas coisas. Eu as considero como esterco, para que possa ganhar Cristo” (v.8). Agora, na apreciação de novos valores em vista, os cristão tem três aspirações: 1)viver, não de acordo com a justiça da lei, mas com a que procede de Deus, pela fé (v.9); 2)viver sob o poder da ressurreição e desejá-la (v.10a, 11); 3)viver negando-se a si mesmo e identificar-se com Cristo (v.10b). De fato, Cristo é incomparável a tudo o que se deve  desejar.

O discípulo em busca da maturidade espiritual (Fp 3:12-16). Paulo, nesta passagem, não tem em mente o perfeccionismo na vida cristã. Mas evitando a justiça própria, que leva à estagnação espiritual, ele se põe como exemplo de quem busca alcançar uma vida plena (v. 12-16). Na segunda parte do versículo 12, o apóstolo, em outras palavras, afirma que vai se esforçando e prosseguindo para ver se de algum modo poderá conquistar aquilo para o qual foi conquistado por Cristo Jesus na estrada de Damasco. Por isso, evitando olhar para o passado, ele prossegue para o alvo, “pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (v. 14).

O contentamento na vida do discípulo (Fp 4:10-13). Depois de dizer da sua alegria no Senhor e do cuidado dos filipenses para com ele, Paulo diz estar satisfeito em todas as circunstâncias (v. 11). A expressão estar satisfeito é tradução do grego autarkes cujo sentido entre os filósofos estoicos é o de autossuficiência. Entretanto, diferentemente deles , a suficiência que Paulo vive está em Cristo com quem aprendeu a conviver em toda situação, concluindo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp 4:13). O versículo 13, inclusive entre muitos crentes, tem uma compreensão contrária ao que o apóstolo pretendia dizer. Considerando ser uma carta escrita na prisão (Fp 1:7,13,14,17), o que o apóstolo quis dizer é que podia estar preso ou livre, passar fome e necessidades ou estar alimentado e suprido de bens, nada disso o impedia de servir a Deus que o fortalece nas diversas situações.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Filipenses 3:1-3

Terça-feira – Filipenses 3:4-11

Quarta-feira – Filipenses 3:12-16

Quinta-feira – Filipenses 3:17-21

Sexta-feira – Filipenses 4:1-9

Sábado – Filipenses 4:10-13

Domingo – Filipenses 4:14-23

  1. 2 de setembro de 2019

    comentários muito bons e edificantes

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: