DISCIPULADO CRISTÃO NA CARTA AOS COLOSSENSES

Colossenses 3 e 4

“E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)

O discípulo ressuscitado com Cristo (cl 3:1-4). Paulo escreve: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (RA). Estar ressuscitado com Cristo é um quadro vivo da vida do discípulo com duas implicações: 1)Buscar as coisas do alto – Sem nos isolarmos da sociedade, senão teríamos que sair dela (I Co 5:10) nem nos submetendo a privações rigorosas, mas fixando nossa atenção em Cristo com quem estamos assentados (Ef 2:4-6). 2)Pensar nas coisas de cima – Pensai (em grego: phroneite) tem o sentido de prestar atenção em. O versículo 3 pode ter a seguinte tradução: “que as vossas mentes se ocupem com as coisas lá do alto”.

O discípulo em santificação progressiva (Cl 3:5-17). À luz das Escrituras, santidade não acontece instantaneamente embora sejamos chamados de santos (Fp 1:1; Cl 1:2). Conforme o ensino de Paulo, a santificação acontece num despir-se do velho homem e num revestir-se do novo homem (Cl 3:9,10), mesmo tema e linguagem de Efésios 4:21-24. A santificação PE um revestimento do Senhor Jesus (Rm 13:14).

O discípulo no seu dia-a-dia (Cl 3:18-25; 4:1).  A expressão “a palavra de Cristo habite me vós ricamente” (Cl 3:16), resulta em mudanças em nossa relações cotidianas. A palavra de Cristo produz submissão da esposa a seu marido, o que implica respeitá-lo (Ef 5:33) e valorizá-lo.  A palavra de Cristo também leva o marido a amar sua esposa, sem tratá-la com aspereza (v. 19), porque o padrão desse amor PE o de Cristo que ama sua igreja e por ela se entregou (Ef 5:25). A palavra de Cristo TAM bem transforma as relações entre pais e filhos (v. 20, 21). Ele devem obedecer aos pais, porque isso é agradável ao Senhor”. Nessa relação mútua, os pais também devem evitar a incoerência entre os discurso e a prática e não extrapolarem no abuso de autoridade. Por último, a palavra de Cristo transforma as relações de trabalho (Cl 3:22-25 – 4:1) da seguinte forma: 1)não se deve trabalhar apenas na presença do chefe, mas “de coração íntegro, temem o Senhor”, como se o trabalho fosse para Deus e não para os homens; 2)da mesma forma, o empregador ou chefe devem tratar seus subordinados com “justiça e imparcialidade” , cientes de que há um Senhor acima de todos.

O discípulo e o bom senso cristão (Cl 4:5,6). Jesus orienta seus discípulos como ovelhas entre lobos (Mt 10:16). Nosso viver deve ser irrepreensível: palavras, comportamento, namoro, casamento, negócios, estudo, trabalho, testemunho. O andar e o falar na vida do cristão precisam estar em harmonia.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Colossenses 3:1-4

Terça-feira – Colossenses 3:5-11

Quarta-feira – Colossenses 3:12-17

Quinta-feira – Colossenses 3:18-21

Sexta-feira – Colossenses 3:22-25

Sábado – Colossenses  4:1-6

Domingo – Colossenses 4:7-18

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: