DISCIPULADO CRISTÃO NAS CARTAS DE JOÃO 

João 1-5; II João; III João  

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (I João 3.9) 

O apóstolo João chama a tenção da comunidade cristã que não admitir-se pecador é enganar a si mesmo, estar fora do ensino bíblico e chamar Deus de mentiroso; enquanto reconhecer os pecados e confessá-los a Deus, que é fiel e justo, nos traz perdão e purificação (1.8-10) Apesar de pecadores, mas se somos nascidos de novo, não vivemos em pecado (IJo 3.4-6,9; I Jo 5.18). 

João acentua que, mediante a fé, quem “é nascido de Deus vence o mundo” (v.4). E conclui com uma pergunta: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”(v.5) Martinho Lutero, comentando esse texto, diz: “Aqui se exclui a possibilidade de alguém ser nascido de Deus e, ao mesmo tempo, continuar vivendo aquela vida antiga, morta, mundana e, segundo o desejo do diabo, viver e permanecer em pecados como outrora (…) Por isso, se você não vence o mundo, mas é vencido por ele, então você pode até se gloriar na fé e em Cristo, mas sua própria atitude depõe contra que não é filho de Deus. 

João enfatiza a importância da doutrina da pessoa de Jesus Cristo (…) Por isso, o expositor, fiel às Escrituras, prega a pura doutrina bíblica. E ainda, é necessário manter unidas a sã doutrina e a conduta regida pela Escritura, a boa teologia e a ação cristã.  

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Leituras Diárias 

Segunda-feira – João 1  

Terça-feira – I João 2 

Quarta-feira – João 3 

Quinta-feira – João 4 

Sexta-feira – João 5 

Sábado – II João  

Domingo – III João 

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: