A Provação e Alegria da Vida Cristã

Tiago 1:1-12

“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada.” (Tiago 1:5)

Introdução. Tiago, o autor da carta que leva seu nome é identificado como sendo um dos discípulos de Jesus Cristo durante seu ministério terreno. Muitos autores defendem que ele é irmão do nosso Senhor Jesus Cristo. A forma simples da introdução leva a crer que era uma pessoa eminente e bem conhecido da comunidade e reconhecido por sua autoridade.

Provação. Enquanto Tiago alerta para o fato de ter alegria e gozo por sofrer provações e que esta resistência é que produz confiança, produz fé e comprometimento: “sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança”. Assim, o desafio do viver do cristão envolve sempre o exercício da fé. Envolve tomar uma série de decisões diante das várias provações como, por exemplo, você vai fazer uma compra de algo com valor elevado e o vendedor lhe propõe que você pague um valor bem menor desde que ele não emita a nota fiscal, então você terá que decidir sim ou não. Você vai decidir se isto é correto ou não, se deve ou não participar dessa fraude, que significa não recolher os impostos devidos. Isto é uma provação. Os apelos são muitos, mas a decisão é sua. E acordo com o ensino de Tiago, você precisa ser perfeito em tudo e não adianta você justificar que não precisa da nota, que não é você que está burlando o fisco, sim, é você participando de coisas que não são dignas de um cristão. Isto demanda sabedoria.

Sabedoria. A sabedoria, para o autor da carta, não é o acúmulo de conhecimento, mas, sim, de sabedoria espiritual. Muitas vezes, queremos decidir tudo à nossa própria maneira de ser, sem contudo, entender que nos falta sabedoria. Também afirma que se não tivermos fé neste pedido de sabedoria não seremos atendidos. Se estamos pedindo sem confiança, apenas para termos sentimentos que pedimos, que nossa decisão foi feita com sabedoria dada pelo Senhor, veja o que acontece com o que pede sabedoria nestas condições: “não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa.” O pedido de sabedoria tem que ser sincero, tem que exercitar a fé que produz confiança e perseverança.

Perseverança. A perseverança é a capacidade de nos manter firmes, pois ela nos dá as condições para resistir a todas as coisas que ocorrem em nossa vida. A perseverança vai nos dar condições de transformar as fraquezas em fortaleza, as ameaças em oportunidades; teremos paciência para suportar todos os embates que possam querer nos fazer desviar, mas, também, precisamos cuidar de não entender a paciência como passividade, morbidade.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

Leituras Diárias

Segunda-feira – Tiago 1:1,2

Terça-feira – Tiago 1:3,4

Quarta-feira – Tiago 1:5,6

Quinta-feira – Tiago 1:7

Sexta-feira – Tiago 1:8

Sábado – Tiago 1:9,10

Domingo – Tiago 1:11,12

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: