O EVANGELHO VIVIDO NA VIDA DO CRISTÃO

2 João

 “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.” (2 João 9)

João inicia esta carta com uma saudação que ao mesmo tempo demonstra sua preocupação e cuidado pastoral com a igreja. “Senhora eleita” (v.1). por exemplo, é referência clara à igreja, como esposa do Senhor. Senhora como aquela que é dona de autoridade espiritual em sua região. (…) Eleitos não por méritos, mas pela graça antes da fundação do mundo (Ef 1.4)”

Ele continua sua carta falando sobre o amor entre os cristãos, como marca da igreja, lembrando-os que o mandamento de amar uns aos outros não é novo. “João explicou que a definição de amor entre os cristãos deriva dos mandamentos de Deus. O amor é mais do que um simples sentimento, é viver uns com os outros na luz da palavra de Deus.”

Em seguida, adverte seus leitores quanto aos falsos mestres que pregavam que Jesus não havia vindo em carne. De acordo com as palavras desse texto, aqueles que optam por seguir o falso ensino não “exercitaram a fé salvadora” e ainda que estar entre os membros de uma igreja não é o que garante a salvação. Assim, ele ratifica a salvação por meio da fé em Jesus, único, que se manifestou entre nós como verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

“O erro contra o qual o João advertiu era tão sério que ele aconselhava separação total. A rejeição do companheirismo com os falsos mestres contrasta nitidamente com a exortação em 3Jo 5-8,10 para receber com hospitalidade os cristãos que estavam proclamando o verdadeiro evangelho.”

A exortação de João se aplica à igreja dos nossos dias. Enquanto o dia final não chegar, falsos mestres continuarão se levantando deturpando a sã doutrina em relação à manifestação de Cristo entre nós, quanto ao mandamento de amar ou outro mandamento de Deus para nós. Como cristãos, devemos examinar cuidadosamente e com disciplina a Palavra de Deus. Assim, através da Palavra de Deus e sabedoria dada pelo Espírito Santo, poderemos discernir o verdadeiro do falso ensino e consequentemente viver uma vida que reflita ao mundo o verdadeiro evangelho de Cristo.

Elaine Amarante– Equipe de Resumos

Bíblia de Estudo de Genebra

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – 2 João 1,2

Terça-feira – 2 João 3

Quarta-feira – 2 João 4

Quinta-feira – 2 João 5

Sexta-feira – 2 João 6

Sábado – 2 João 7-9

Domingo – 2 João 10-13

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: