O VALOR DA POESIA NA ANTIGUIDADE

II Samuel 23:1-5

“Por isso, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome.”  (II Samuel 22:50)

Introdução. A poesia é a mais sublime forma de escrita e vai além de descrever ou comunicar algo; ela quer nos impactar, no emocionar e nos envolver em uma experiência inesquecível., conquistando um espaço permanente nos nossos corações. Ela aviva nossos sentimentos e aguça nossas mentes, pelas associações e facilidade de rememoração que gera.

Testemunho. O livro dos Salmos é a mais sublime composição poética da Bíblia e vai além d tudo o que se pode dizer sobre poesia, pois por essa escrita expressa o anseio sincero de se buscar a Deus, estar em comunhão com ele e depender dele para tudo. Mesmo levando-se em conta que os salmos são expressões humanas dirigidas a Deus, tais palavras se tornam a revelação divina, falando das carências e anseios humanos e de como devemos nos apresentar a ele. O livro de Salmos fala de mim, para mim e, sobretudo, por mim. Assim, é um guia para minha vida espiritual se, de fato, temo a Deus e busco permanentemente a sua presença.. É um espelho onde posso ver minha aparência espiritual; é um medidor para aferir o meu relacionamento com Deus.

Gratidão e reconhecimento. O capítulo 22 de II Samuel, é, por assim dizer, um “salmo fora dos Salmos”, embora repetido no Salmo 18. Seu autor é o mesmo de 73 dos salmos do livro e ilustra o propósito e o momento da criação de um daqueles textos. Ele foi escrito em uma circunstância específica e reflete o estado de Davi naquele momento que, no caso, era de gratidão e reafirmação de sua confiança em Deus. Um salmo sempre vem carregado das emoções e sentimentos de uma experiência vivida.

O estudo de salmos. No desenvolvimento do estudo deste período, os salmos foram divididos em seis grupos, de acordo com a razão predominante que motivou a sua elaboração na seguinte sequência de temas, com dois estudos reservados a cada um deles: 1)Exaltação à Lei de Deus; 2)Messiânicos de exaltação à realeza; 3)Celebração de vitória – confiança em Deus; 4)Culto e louvor; 5)Exaltação a Deus – Ação de graças; 6)Lamentação e imprecatórios.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – I Samuel 16:21-23

Terça-feira – I Samuel 19:8-11

Quarta-feira – II Samuel 7:18-29

Quinta-feira – II Samuel 22:1-51

Sexta-feira – II Samuel 23:1-7

Sábado – I Reis 2:1-4

Domingo – I Reis 4:29-34

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: