OS SALMOS DE EXALTAÇÃO À LEI DE DEUS

Salmos 1 e 15

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite.” (Salmo 1:1,2)

Salmo 1: “Como a árvore plantada junto às correntes de águas”. O primeiro salmo é o portal de acesso ao livro. Ele nos introduz à coleção de textos contida em Salmos, não para explicar sua temática – como, por que ou por quem foram escritos, ou mesmo outros dados de interesse ao se iniciar um texto longo – mas, sim, apresentando a chamada que todos os salmos fazem e, ao mesmo tempo, exemplificando características deles, para as quais convém atentar.

Testemunho. O termo “salmos” é derivado do grego, utilizado desde a tradução Septuaginta do Antigo Testamento, no século 3 a.C. Seu significado seria “poema para ser cantado com instrumento de cordas”. Na língua original, o hebraico, os salmo são conhecidos como Tehilim, que significa “louvores”, e, por vezes, Tefilot, que quer dizer “orações”. Ambos os nomes expressam a finalidade de um salmo, embora o termo grego seja restritivo.

Características. 1)Ritmo – cadência no texto; a segunda e a terceira frase reforçam a ideia expressa na primeira, complementando-a (paralelismo); O paralelismo se apresenta de diversas formas – sinônimo, contraste, função construtiva, função emblemática. 2)Tensão – contraste neste salmo do justo com o ímpio, confrontados para propósito didático. Os salmos são conflituosos por natureza e sempre apresentam pensamentos que se chocam, não só entre os errado e o certo, mas também, entre o real e o ideal e entre o que se tem e o que se quer. 3)Gênero – Não se pode deixar de constatar que os Salmos são masculinos. Não há salmo que apresente uma mínima indicação de uma mulher como autora, nem temas ou perspectivas especificamente femininas.

A mensagem do Salmo. A tensão que o Salmo 1 apresenta para nós é com o ataque frontal à época atual, considerada pós-modernidade e o que quer que e esteja sucedendo. O salmo é um vigoroso confronto aos valores que formam a base da época prevalente: enquanto hoje a permissividade é quase total e nada dever ser proibido, o texto determina não andar, não se deter nem se assentar; enquanto hoje a convivência com a diversidade de todo tipo é requerida, o salmo ordena segregar-se e evitar determinadas classes de pessoas; enquanto hoje a busca por qualquer prazer é incentivada, o salmista estabelece um único prazer como necessário.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

Leituras Diárias

Segunda-feira – Salmo 1:1,2

Terça-feira – Salmo 1:3,4

Quarta-feira – Salmo 1:5,6

Quinta-feira – Salmo 15:1

Sexta-feira – Salmo 15:2

Sábado – Salmo 15:3

Domingo – Salmo 15:4,5

  1. 17 de fevereiro de 2019

    Que a graça e a paz do Senhor Jesus, seja abundantemente em vossa vidas,
    nós da Primeira Igreja Batista Em Pirajá, em Salvador, no Estado da Bahia, estamos estudando Os salmos para hoje.

    É inspirador estudarmos os Salmos, principalmente pelos títulos que engrandece, a exemplo da Lição de E B D 2, Os salmos de Exaltação A Lei De Deus – I.
    No entanto observo que na indicação do Texto Bíblico inicio da aula, tem um disparate, o capitulo 1 do livro de Salmos,só contem 12 vesiculosos, e no 15 como esta indicado.

    Muito obrigado.
    Luiz Eduardo Portela

    • 24 de fevereiro de 2019

      Prezado irmão, agradecemos sua mensagem.
      O estudo será revisado e, em breve, faremos as retificações necessárias.
      Que Deus o abençoe!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: