OS FALSOS APÓSTOLOS

II Coríntios 11

“Esses homens são falsos apóstolos, obreiros desonestos, disfarçando-se de apóstolos de Cristo.” (II Coríntios 11:13)

Os Falsos Apóstolos Pregam “Outro Jesus Que Não Pregamos” (II Co 11:1-4) – Paulo já havia escrito na primeira carta: “Decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.” (I Co 2:2). Foi uma decisão que Paulo tomou; e, no fundo, é uma decisão que todo pregador precisa tomar. A essência da mensagem cristã é a pessoa de Jesus. Mas a Corinto chegaram alguns pregadores anunciando uma outra mensagem, um outro evangelho. Daí Paulo dizer: “Porque, se chega alguém e vos prega outro Jesus que não pregamos, ou se recebeis outro Espírito, que não aquele que recebestes, ou outro evangelho que não acolhestes, vós de boa vontade o suportais.” (II Co 11:4). Os apóstolos também bateram na tecla do cuidado com os falsos pregadores, pois certamente nos assediaram. O que fez Paulo ficar abismado, no entanto, é que os coríntios pareciam não se esforçar por oferecer resistência a isso: “vós de boa vontade o suportais.”  Confesso-me também abismada hoje quando vejo crente deixando a sua igreja e a sua doutrina e indo se unir a uma doutrina totalmente antagônica àquela em que ele foi instruído e batizado. A facilidade com que se migra de uma posição doutrinária para outra é algo assustador.

Os Falsos Apóstolos Trabalham Por Dinheiro (II Co 11:5-12) – Ao discorrer sobre o bom pastor, Jesus faz um contraste entre essa figura maravilhosa e a do “mercenário”. É este o sentido das palavras de Jesus: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Mas o empregado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge. E o lobo as ataca e dispersa. O empregado foge porque é empregado e não se importa com as ovelhas.” (Jo 10:11-13). Paulo não chegou a Corinto movido pelo dinheiro. Por isso diz: “pois vos anunciei de graça o evangelho de Deus.” (II Co 11:7).  A experiência tem ensinado que as igrejas que imitam Corinto neste item marcam passo a vida inteira. Conheço igrejas que preferem ficar sem pastor a ter que pagar um salário justo a um obreiro. Não crescerão, porque Deus não abençoa a falta de visão. Além de correrem o risco de cair nas mãos de salsos apóstolos, aqueles que trabalham apenas por dinheiro.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: