CUIDADOS PARA COM OS NECESSITADOS

João 15; II Coríntios 8:1-9,15; I Tessalonicenses 4.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos seus amigos.”             (João 15:13)

          Introdução – O ministério cristão tem no cuidado para com os carentes uma de suas exigências incontornáveis. É uma ofensa a Deus e uma atitude hipócrita em relação ao próximo agir como em Tiago 2:15,16, no caso de haver como vestir o nu e alimentar o faminto.

          Amor ao próximo – o desafio do crente – Tornar-se amigo de Jesus por fazer o que ele manda (Jo 15:14) só é possível se a obediência decorre da fé que opera por amor. A insistência nessa fórmula bíblica nunca é exagerada. Sendo outra a motivação – fazer as coisas de forma mecânica, burocrática, por meio do castigo, da cobrança humana ou para receber alguma coisa em troca – o mandamento até pode ser cumprido, mas a amizade não se estabelece.

O exemplo de Dorcas, Filemom e Febe –  Dorcas, na mesma linha de Cornélio, poderia ser uma das heroínas da fé, pois “estava cheia de boas obras e esmolas que fazia” (At 9:36). Filemon é elogiado por Paulo pelo fato de “recrear as entranhas dos santos” (v.7) o que pode indicar ajuda em termos de alimento e abrigo. Recebe louvor também pela confiança que inspirava no apóstolo por este saber “que ainda farás mais do que digo” (1:21) e pela hospitalidade cristã. Febe, a diaconisa de Cencréia, é recomendada por Paulo aos cristãos de Roma: “(…) porque tem hospedado a muito, como também a mim mesmo” (Rm 16:1,2). Hospitalidade é um dom cristão, assim como o cuidado aos presos e maltratados (Hb 13:1,2).

 Conclusão – Se entre os batistas brasileiros incidisse sobre o amor fraternal, em termos de ajuda material aos muitos carentes que povoam as igrejas, a mesma ênfase que se incide sobre a ação missionária no país e no mundo, as cosias seriam diferentes. Aplica-se, com a devida mudanças de contexto, a palavra de Jesus sobre o dízimo em Mateus 23:23, no sentido de que a sua entrega não exime ninguém de praticar a justiça, a misericórdia e a fé.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: