O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO

Gêneses 18; Êxodo 32; Atos 12; João 17

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.” (João 17.20)

Não se pode dizer que o ministério da intercessão seja uma área negligenciada nas igrejas. Sem a atividade de intercessão, O povo de Deus estaria falhando em um aspecto essencial da vida de oração, deixando de cumprir o mandamento apostólico de orar uns pelos outros (Tg 5.16) e de orar por todos (1Tm 2.1—4).

Em termos básicos, interceder é pedir favor pelo outro. Como no jargão bíblico, é “colocar-se na brecha” (Ez 22.30) em favor da terra. Em última análise, significa exercer o sacerdócio cristão nos termos da mediação oracular que leva a Deus as carências das pessoas e a estas as bênçãos de Deus (2Pe 2.9).

Tiago foi executado por ordem de Herodes Agripa I. Pedro está preso e prestes a ter o mesmo destino do irmão de João. Deste último, não se tem notícia. A igreja está triste e preocupada. As forças do mal parecem invencíveis. Chega um momento na vida quando a solução mais lógica, mais sensata, parece ser a capitulação e a desistência. E nessa hora, porém, que os fiéis precisam fazer uso da única arma espiritual eficaz quando o vento e as ondas ameaçam levar o barco para o fundo.

Então a igreja ora intercedendo por seus líderes e por si mesma. Deus está no controle, apesar de não parecer. Para quem, no entanto, anda por fé e não por vista (2Co 5.7) parecer não vem ao caso. O Senhor já está agindo, seus anjos já estão a caminho para livrar, mas à igreja precisa estar unida, atenta e confiante. Ela corre o risco da dispersão, em virtude do medo e da desesperança. Há também o perigo da precipitação, com o recurso a soluções humanas e ao famigerado plano b. Interceder aqui é orar, esperar e confiar.

Interceder é colocar-se entre quem pode cobrar e quem não pode pagar, pedindo o perdão da dívida. É igualmente solicitar em benefício de alguém um favor que o beneficiário não pode pedir por si mesmo. Somos chamados a interceder em favor dos que precisam se converter, a fim de que o mistério da encarnação lhes seja revelado (Cl 1.26-29) pelo Espírito Santo.

Marcelo Dantas – Equipe de Resumos

Estudo complementar desta lição disponível em: http://www.pibrj.org.br/blog/vida-crista/

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: