ESPERANÇA EM MEIO AO CAOS

Miqueias 5-7.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”    (Miqueias 6:8)

A injustiça do Senhor e a injustiça da nação, o que o Senhor requer do seu povo (Mq 6) –  Deus, agindo como promotor neste tribunal cósmico (v.1-2), expõe Seu caso: (1)Ele libertou Israel do Egito; (2)deu-lhe por líderes Moisés, Arão e Miriã; (3)reverteu a maldição pretendida de Balaão (Nm 23-24); e (4) trouxe Seu povo à terra prometida (Sitim foi o último local de acampamento a leste do Rio Jordão e Gilgal o primeiro  na margem ocidental). Respondendo ao Senhor, Israel propõe a expiação de seu pecado mediante a oferenda de sacrifícios. Contudo, Deus replica que já lhes havia dito anteriormente (Dt 10:12) que Ele prefere um povo obediente e espiritual (v.8) – pratiques a justiça, em contraste com ames a misericórdia (Os 2:19). O povo se degenerava a ponto de atingir os níveis baixos que haviam caracterizado os dias de Onri e Acabe, período que se tornara sinônimo de apostasia (I Rs 16-22). (*)

A corrupção geral da humanidade. Esperança de restauração em meio à desolação  (Mq 7:1-20) –  Miqueias lamentou a pecaminosidade de Israel. Ela é universal(v.1), irrestrita (v.2-3), envolve os líderes(v.3), e se demonstra de maneiras pervertidas (v.4), e desnaturais (v.5-6). Deus, entretanto, é misericordioso e nEle há esperança (v.7-10). A bênção milenar prometida a Israel incluirá sua restauração (v.11-13), seus privilégios (v.14-15), sua exaltação sobre as demais nações (v.16-17) e o perdão (v.18-19) – tudo com base na aliança feita por Deus com Abraão (Gn 12:1-3; 15:18-21). (*)

A vinda do rei prometido (Mq 5:2-15) – Efrata. O antigo nome de Belém e, aparentemente, do distrito em que ficava a cidade (Gn 35:19; Rt 4:11). Ambos os nomes indicam a fertilidade da região; Belém significa “casa do pão” e Efrata significa “frutífera”. Este foi o local de nascimento do rei Davi e de seu descendente mais ilustre, Jesus Cristo, o Messias. Nesta divisão Miqueias descreve mais umas vez as glórias do reino messiânico. O Rei Jesus, que é maior que o Pastor-Rei Davi, apascentará o Seu povo (v.4). Os israelitas estarão livres da Assíria, usada aqui como um tipo de todos os inimigos de Israel (v.5-6). O povo israelita reunido será forte como leão (v.7-9) e purificado de práticas idólatras (v.10-15). (*)

(*) – Extraídos de: “A Bíblia Anotada” Versão revista e atualizada. Ed. Mundo Cristão, 1991)

                   Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

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