Zacarias 1-4.

“Ele me respondeu: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.”    (Zacarias 4:6)

Introdução – Diferentemente da ênfase dos demais profetas pós-exílio (Ageu e Malaquias), Zacarias pretendia transmitir aos seus leitores mais do que o estilo de vida digno do povo de Deus, o qual precisava ser recuperado pelos judeus. Ele mostra o propósito eterno do Senhor para Israel e insere nele o povo, preparando-o para cumprir seu dever (Zc 1-6) e apontando o que deveria ser corrigido (Zc 7-8). O destaque da mensagem de Zacarias é explicitar que esse propósito não se realizaria como um processo evolutivo; assim, ele estava preparando Israel para as piores calamidades, até que o Senhor estabeleça seu reino (Zc 9-14). Ao mesmo tempo em que Zacarias busca transmitir a realidade do plano de Deus, excluindo qualquer otimismo ingênuo, ele aponta para a esperança derradeira na salvação do Messias. Zacarias dirigiu-se ao primeiro grupo de judeus que retornaram do exílio sob liderança de Zorobabel. (*)

As visões de Zacarias: (*)

Visão Referência Significado
Cavalos e homem na murta Zc 1:1-17 Deus continua cuidando de Jerusalém, mesmo que, naquele momento, a cidade ainda estivesse desolada.
Quatro chifres e quatro ferreiros Zc 1:18-21 Assim como Deus levantou reinos para julgar Israel, o Senhor também agirá para livrar seu povo.
Homem com um cordel de medir Zc 2:1-5 Deus reerguerá Jerusalém e a protegerá pessoalmente.
Vestes do sumo sacerdote Josué Zc 3 Deus purificará seu povo e, no futuro, o purificará completamente por meio do Renovo.
Candelabro entre duas oliveiras Zc 4 Deus estava abençoando os líderes do povo para a importante reconstrução do templo.

(*) – Extraídos de: “Bíblia da Escola Bíblica” Versão Almeida Revista e Atualizada (2ª Ed.). Editora Cristã Evangélica. Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri e São Paulo, SP, 2016.

  Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: