Zacarias 11-14

“O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome.” Zacarias 14.9

A vinda e rejeição do Messias – Neste texto o profeta emprega a imagem do pastor de ovelhas para retratar a vinda e rejeição do Messias. A metáfora do pastor é geralmente empregada no Antigo Testamento para se referir aos líderes da nação. Porém, ela também é usada várias vezes para ilustrar o cuidado do Senhor pelo seu povo em contraste com a falta de cuidado dos líderes da nação. […] Diante disso, o próprio Senhor vem para liderar e cuidar do seu povo. Ele fará isso por meio do seu Pastor Messias.

O arrependimento e salvação do povo de Deus- A expressão “naquele dia” se repete 16 vezes nos capítulos 12-14, indicando que o profeta está anunciando eventos escatológicos, ou seja, que acontecerão no tempo do fim.

A restauração do povo de Deus – O Senhor promete que futuramente purificará completamente o seu povo de seus próprios pecados. Ele eliminará toda idolatria da nação e exterminará todos os falsos profetas que induzem o povo ao erro. O Senhor provará e purificará o seu povo como se prova um metal precioso. […] Quando pecamos contra Deus, violando sua vontade e desobedecendo à sua Palavra, nem sempre a restauração é rápida e fácil.  […] Muitas vezes temos de ser quebrados para que Ele nos reconstrua de acordo com Sua própria vontade.  

A libertação de Israel de seus inimigos – Embora com muita prudência o pastor Isaltino G. Coelho Filho (Os Profetas Menores II, p 162- 164) enfatize que Zacarias está empregando uma linguagem essencialmente simbólica, a passagem parece descrever os eventos relacionados à vinda gloriosa do Messias à terra. Há muitos paralelos desta passagem com o sermão escatológico de Jesus (Mt 24-25) e com a descrição em Apocalipse 19. Ambos os textos apresentam, com imagens bastante vívidas, a segunda vinda gloriosa do Senhor Jesus, seguido pelo estabelecimento do seu reino eterno e universal.

Conclusão – Vivemos na expectativa da promessa de um reino universal e eterno. Porém, esse reino não será implantado pelos nossos esforços ou capacidade, mas pela ação interventiva do próprio Deus. Tal reino será precedido pela purificação, restauração e libertação do povo de Deus, que incluirá tanto judeus quanto gentios de todas as partes do mundo.

                   Elaine Amarante – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: