TUDO TEM A SUA OCASIÃO PRÓPRIA

Eclesiastes 1-6

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

 

Eclesiastes lembra que há tempo para todo propósito debaixo do céu. Este tipo de ideia mexe de uma forma estranha em nossa mente e coração. Às vezes fica difícil compreender a ação e manifestação do nosso Deus em nosso dia a dia e afazeres comuns.

A Vaidade Humana (Ec 1) – “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Ec 1:2) Nossa cultura valorizou de tal forma as coisas efêmeras que podemos ver de um lado para o outro o quanto todos correm para alcançar ou atingir um ideal muitas vezes apenas idealizado. Ao passar a contemplar a sabedoria, a dar valor à reflexão sadia, a cuidar de sua mente e coração de forma saudável e coerente com a proposta de vida apresentada no manual de vida dado por Deus – a sua Palavra – o ser humano encontrará, mesmo que diante de sentimentos de menos valia e atitudes que possam ser destruidoras, uma força e orientação necessárias para o viver.

O Engano da Vida Fácil e Supérflua (Ec 2) – Vivemos um tempo de muito cansaço. Esquecemos de cuidar de nós mesmos, como poderíamos, com sabedoria, mas, às vezes, sem mesmo perceber, estamos envolvidos numa roda viva de trabalho, conquistas e conquistas, que nosso espírito entra em aflição. Somos muitas vezes tentados ao engano de atingir ou conseguir o que desejamos com mais facilidade ou rapidez, porém, esse não é o ensino dado a nós, que seguimos os Senhor. A vida supérflua não traz o melhor fim (2.2b).

O Tempo do Homem X O Tempo de Deus (Ec 3) – Saber que há um tempo para tudo, incluindo você e eu, nos angustia (3:1) Por mais que persigamos em alcançar e conseguir mais tempo de vida, o certo é que um dia nosso tempo se acabará. Qual valor daremos às coisas e passagens da vida? Todos esses eventos ou passagens em nosso viver vêm de Deus e são bons a seu tempo. O importante é ter a confiança que se estamos com o Senhor, se cooperamos com o tempo de Deus, nossa vida não será inútil. Atém mesmo as mais difíceis experiências da vida servirão de aprendizado.

Os Males e as Tribulações da Vida (Ec 4) – Por mais que queiramos nos distanciar, o mal nos espreita e as tribulações acabam nos afligindo também. Infelizmente, há uma enormidade de coisas ruins acontecendo. Isso sempre aconteceu e sempre acontecerá. Porém, aquele que teme ao Senhor e procura viver e caminhar dignamente diante dele e da sociedade tenderá a vier de maneira diferente, pois utilizará a sabedoria a seu favor, afim de aproveitar melhor o tempo de vida que Deus lhe deu.

Conselhos Práticos Para o Viver (Ec 5; 6) – Em tudo devemos ter sabedoria, pois necessitamos de bens e recursos materiais para viver, só não podemos deixar que tomem espaço demasiado em nossa mente e coração e que venhamos a nos destruir para adquirir ou conquistar bens e nos esqueçamos de levar a vida com Deus e com quem amamos. As riquezas nos foram dadas para delas desfrutarmos e não nos desgastarmos (5:13).

 

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

  1. 11 de março de 2020

    Muito bom

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: