O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

Gálatas 3

“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.”  (Gálatas 3:11)

Introdução. Lidar com a questão dos mistérios de Deus é difícil para nós. As mesmas coisas sucedem aos justos e injustos. Para nós é sempre difícil entender que todos partilhamos o mesmo caminho. O resultado está com Deus.

Viver da fé é também compreender a presença e ação do Espírito em nós. (Gl 3:11) – O questionamento de Paulo atingiu a consciência dos gálatas. Alertou os gálatas sobre o retorno ao legalismo, que seria uma negação à toda a ação do Espírito Santo.

Viver da fé é entender que a verdadeira obediência é a verdade do evangelho (Gl 3:1) – Os gálatas ficaram fascinados com as palavras de Paulo. A palavra que Paulo usa aqui significa uma ilusão conduzida pelos aspectos sensoriais. Foram influenciados pela audição e pela visão.

Viver da fé traz entendimento da importância do resgate da maldição da lei (3:13) – Infelizmente, muitos ainda vivem perpetuando o ensino e prática da maldição. A Bíblia diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Não há por que o novo carregar sobre si coisas velhas, consequências da antiga dispensação. Não podemos cometer os mesmos erros dos gálatas.

Viver na fé faz entender que a lei é boa quando é entendida como aio (Gl 3:24) – Aio era o professor, o pedagogo. Era aquele que diariamente acompanhava e transmitia conhecimento e vida para as pessoas, especialmente às crianças. Paulo comparou “aio” com a “lei”, Disse que a lei deveria ser vista e entendida daquela forma. Aquele que conduz. A lei nos conduz à fé.

Viver na fé faz entender nossa condição de iguais no reino (Gl 3:28) – A cruz de Cristo desfez toda inimizade e separação entre o homem e Deus, entre os próprios seres humanos. A mesma comunhão em Cristo e o desfrutar da promessa é para todos igualmente, sem diferença. Todos somos um em Cristo Jesus.

 

Estudo 3 Assunto Desafio
O justo viverá da fé Os judeus queriam levar os gálatas a crer que a salvação seria alcançada pela obediência à lei. Como você resolveria esse problema hoje?

Conclusão – Como viver pela fé? 1)Nunca deixe que a racionalidade suplante a fé; 2)Desenvolva constante dependência de Deus; 3)Realize e promova boas-novas da salvação, jamais para a salvação; 4)Promova a fé como compromisso inegociável de obediência à verdade do evangelho.

 

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

FONTE: Revista Compromisso – Edição do Aluno e Edição do Professor. Editora Convicção, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: