A ORAÇÃO DE MOISÉS – ORAR É SE COMPROMETER

Êxodo 24; 32; 33. Salmo 106.

“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.” (Êxodo 33.11a)

Moisés era um homem de oração. É possível encontrar Moisés orando em vários momentos da sua vida. Por exemplo: Moisés orou pelo faraó e pelo povo egípcio’. Moisés intercedeu por sua irmã Miriã quando ela contraiu lepra, como castigo por ter se rebelado contra Deus. Moisés orou pelo povo, quando, depois dos relatos dos espias, este temeu ter que enfrentar os gigantes. Moisés orou pelo povo quando este foi atacado por serpentes venenosas. Moisés orava “e o SENHOR falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo” (Ex 33.11).

No texto selecionado, vimos que Moisés subiu ao Monte Sinai para receber a lei do próprio Deus. As Escrituras dizem que esse encontro entre Deus e Moisés durou longos “40 dias e 40 noites”. Enquanto isso, o povo que havia permanecido no deserto não conseguia suportar a ausência do seu líder por tanto tempo. O povo então se voltou para Arão e pediu: “Levanta-te! Faz para nós um deus que vá à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito” (Ex 32.1).

O que precisamos nos perguntar é: como o povo hebreu pôde trocar o EU SOU O QUE SOU por um ídolo? Esta mesma perplexidade foi demonstrada pelo rei Davi: “Assim trocaram sua glória pela imagem de um boi que come capim” (Sl 106.20). O que Davi está dizendo é que, ao trocar Deus por um ídolo, não foi Deus quem saiu perdendo, mas, sim, o povo, que abriu mão da sua glória, isto é, da sua posição privilegiada de ter conhecido o verdadeiro Deus. Ao trocar Deus por um ídolo, o povo optou por uma condição existencial muito baixa, abrindo mão da sua verdadeira vocação. Isto nos ensina muito a respeito da grande responsabilidade que temos diante da vida, pelo fato do evangelho de Jesus ter entrado em nossos corações.

A oração de Moisés revela o quanto ele amadureceu, desde o dia em que Deus o havia chamado até aquele momento. Moisés era um homem que não se mostrava disposto a assumir responsabilidades. Ele tentou a todo custo convencer a Deus de que não era a pessoa certa para a missão de libertação do povo. Mas, agora, Moisés se mostrava completamente mudado. Ele está comprometido com a missão que Deus havia colocado em suas mãos.

Moisés intercede pelo povo, e inicia pela história da salvação. Moisés, em sua oração, se referiu à maneira como Deus havia redimido o seu povo, libertando-o da escravidão do Egito e falou também das promessas de Deus feitas aos patriarcas.

Aqui também podemos ver a figura de Jesus como intercessor. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse: “Quem trará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os Justifica; quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou, pelo contrário, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou privação, ou perigo, ou espada? Pois tenho certeza de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem autoridades celestiais, nem coisas do presente nem do futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.33—35,38,39).

Orar é nos comprometer. Orar é assumir riscos. Gosto muito da definição de oração de Dallas Willard que diz: “Oração é uma conversa com Deus a respeito das coisas que fazemos juntos”.

Elaine Amarante Dantas – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: