Pr. João Soares da Fonseca

Remorso ou Arrependimento?

Um homem comprou um papagaio. Ao chegar em casa, viu que o bichinho resmungava e xingava o dia todo. Tentou amansá-lo, mas sem sucesso. Passou então a gritar e a ameaçar o papagaio, que piorava a cada dia. Enfurecido, o dono o pôs no freezer. O papagaio xingou todos os palavrões que sabia, até se calar. Momentos depois, de consciência pesada, o homem abriu a porta do freezer, e o louro se desculpou:

– Sei que o meu linguajar tem sido mais do que impróprio e minha atitude não condiz com a atenção que o senhor tem me dado. Me desculpe. Vou mudar.

Surpreso, o dono ia perguntar o que havia acontecido para o papagaio ter mudado de ideia, mas o louro o interrompeu:

– Só por curiosidade, o que foi que o frango ali no freezer fez?

Jesus disse: “Arrependei-vos”. Isto é mais que uma sugestão interessante de nosso Salvador. É uma condição vital: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13.3).

Confunde-se arrependimento com remorso. Mas há entre estas duas palavras um abismo a separá-las. O remorso nada mais é que experimentar uma tristeza pelo erro cometido. Já arrependimento pressupõe tristeza, sim, mas com a determinação de mudança.

O remorso é de fundo emocional. É fogo de palha. Dá e passa. O remorso faz o réu lamentar-se e dizer: “Como fui bobo em me deixar apanhar!”. O remorso é temporário.

O arrependimento faz o réu censurar-se e dizer: “Como fui pecador diante de um Deus tão santo!”.

Aquele que experimenta apenas o remorso chora a sua culpa, limpa a lágrima, e volta para o vício. O arrependido diz: “Com a graça de Deus, nunca mais andarei no caminho do pecado”. O remorso apenas identifica a culpa. O arrependimento a identifica mas aponta para o Filho de Deus, que a pode remover de uma vez por todas.

Amigo, o remorso passará e levará você de volta ao erro. Já o arrependimento depositará os pedaços do seu coração na presença de Deus. Arrependa-se agora!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: