Min. Kely Magalhães Decotelli

 

Achados na casa do Pai

“Igreja é lugar onde toda a família se sente bem: avós, pais, filhos e netos”. Certa vez, ouvi algo semelhante a essa frase de um pastor querido, quando estive em sua igreja. Ele falava sobre as diferenças geracionais presentes nesse ambiente tão diverso. Tal afirmativa me remete a Lucas 2:41-52, que narra a experiência de Jesus aos 12 anos no templo. Sua família, estava em Jerusalém celebrando a Páscoa e, na hora de irem embora, se desencontraram. Ao retornarem ao templo, José e Maria se surpreenderam ao verem Jesus completamente à vontade em meio aos experientes mestres da lei, ouvindo, perguntando e fazendo suas próprias considerações. A história da infância de Jesus não se encerra em sua apresentação no templo, ainda bebê. Aos 12 anos, sua relação com a palavra de Deus e com a vida religiosa, demonstram que seus pais cumpriam sua missão de educá-lo nos caminhos do Senhor. Jesus não estava perdido no templo, pelo contrário, ele sabia exatamente que aquele era lugar mais seguro e onde encontraria todas as respostas e direcionamentos para sua vida. E para você, a casa do Pai é um ambiente familiar? Este é um ambiente que você escolhe estar com sua família, prioritariamente?

O texto bíblico começa dizendo essa era uma prática, primeiramente, dos pais de Jesus. A criança teve neles referência e oportunidade para se relacionar com o templo. As próximas gerações precisam ver em nós não só a orientação, mas o prazer de estarmos à vontade na casa de nosso Pai.

Particularmente, acho linda a cena de uma criança sentada entre anciões. O encontro de gerações em um mesmo espaço é saudável e muito potente. Primeiramente, nos diz que ali, como em uma família, todos cabem e são respeitados. Os mais experientes são horados e seu saber é querido. Os mais novos são ouvidos em seus questionamentos e sua sabedoria também é capaz de maravilhar.

Que sejamos uma igreja em que todos crescem e encontram graça aos olhos de Deus e dos homens e na qual jovens, idosos e crianças sejam achados e se sintam pertencentes.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: