Um Emissário de Valor

(Tito 1: 2:1-10)

 

“Foi por isso que te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que faltava, e que em cada cidade estabelecesses presbíteros, como já te orientei.”

(Tito 1:5)

 

Introdução. A carta paulina enviada a Tito é classificada como pastoral também e foi escrita na mesma época de I Timóteo, entre o primeiro e segundo aprisionamento do apóstolo. “Sua ênfase é a doutrina e o dever nas três esferas principais em que os ministros devem atuar: a família, a igreja e o mundo.”

Tito, o emissário do apóstolo (Tt 1:5-9). Tito é enviado à Ilha de Creta em missão de organização dos trabalhos cristãos iniciados na localidade. Ele já havia recebido orientação paulina quanto à missão que deveria cumprir com fidelidade no estabelecimento de líderes locais nas igrejas iniciadas. Assim, é possível ver a descrição das qualificações dessas pessoas que seriam estabelecidas como lideranças espirituais das igrejas. Os requisitos são apresentados: “irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes e obedientes aos pais, não arrogante, nem briguento, sóbrio,  pacífico, honesto, hospitaleiro, amigo do bem, justo, piedoso, equilibrado”. De posse destes requisitos de vida piedosa, é possível o aspirante à liderança espiritual da igreja de Deus se manter firme na Palavra, tendo a doutrina como base para seu ministério, podendo assim, estar habilitado para exortar o povo de Deus e dialogar com os opositores, convencendo-os da verdade divina.

Creta – Os Problemas de uma Igreja Local (Tt 1:10-12). A seguir, Paulo explica o real problema enfrentado nas igrejas da Ilha de Creta e a necessidade de estabelecimento de lideranças espirituais saudáveis. Existiam pessoas insubordinadas e desrespeitosas nas igrejas, causando mal-estar e ambiente pesado de convivência. Eram pessoas que falavam mal e enganavam os irmãos, em especial os judeus convertidos ao cristianismo (“os da circuncisão”).

Atributos do Ministro de Deus (Tt 2:1,2). O segundo capítulo inicia tratando dos atributos do ministro de Deus. Fala daquilo que deve estar presente e ser de fácil identificação em suas vidas. Nesta condição, ele deve ser exemplo para igreja. A expressão “tu, porém”, presente na Segunda Carta a Timóteo, também aparece nesta epístola. Paulo enfatiza a Tito que suas palavras sejam coerentes com as Escrituras. A sã doutrina deve ser base para sua vida e ministério.

Conclusão (Tt 2:6-10). As exortações aos grupos variados de cristãos são finalizadas com orientações específicas aos jovens da igreja. Eles devem ter vida equilibrada diante de todos. A conduta deve ser exemplar em todas as áreas da vida.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: