Realizando um Ministério Eficaz

(Tito 2:11 – 3:15)

 

“Fala disto, e exorta e repreende com a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tito 2:15)

 

Introdução (Tito 2:11-14). É interessante observar que tanto a Ilha de Creta (Tt 1:5) como a Ilha de Chipre (At 15:36-41), são localidades estratégicas que fazem parte da rota marítima entre Israel e Roma. Em tais ilhas o evangelho foi anunciado e igrejas foram organizadas. O pastor Tito é enviado por Paulo em missão para a Ilha de Creta com o intuito de colaborar com a organização eclesiástica das igrejas iniciadas, estabelecendo suas lideranças. Na obra evangélica, o anúncio da graça salvadora em Cristo deve ser prioridade. As pessoas precisam saber que ela se manifestou “trazendo salvação” para todo aquele que crer. Sua mensagem de amor está disponível para toda humanidade (Jo 3:16). Na realização de um ministério eficaz é imprescindível que essa mensagem de grande valor seja anunciada com fidelidade a todos que estão à nossa volta. Aqueles que forem alcançados pela graça de Deus devem ser ensinados a deixar seu modo antigo de viver e andar em novidade de vida, com novos valores e prioridades (II Co 5:17).

A maravilhosa graça de Deus (Tt 2:15). Paulo recomenda às igrejas plantadas na Ilha de Creta que não menosprezem a atuação de Tito com ensino, exortação e repreensão dentro das necessidades encontradas. O exercício do ministério eficaz passa pela sensibilidade espiritual em ensinar em todas as circunstâncias, exortar e repreender quando necessário. Tudo isso sob autoridade divina.

A responsabilidade do pastor diante da igreja (Tt 3:1,2). “Os cristãos devem produzir um impacto positivo na vida da sociedade. A vida cristã trata do nosso correto relacionamento com as autoridades, com o próximo e com Deus. O cristão tem dupla cidadania: é cidadão do céu e do mundo. Ele deve obediência a Deus e às autoridades constituídas.”

O ensino da verdadeira atitude cristã (Tt 3:3-7). É interessante relembrar e refletir que as atitudes cristãs na sociedade são fruto da graça e misericórdia divina sobre suas vidas. Sema a presença da graça de Deus na vida dos alcançados pelo amor divino, essas pessoas são tão pecadoras e capazes de atos abomináveis como qualquer outro que vive em desobediência a Deus a na ignorância de suas escolhas.

Conclusão (Tt 3:14,15). A carta é finalizada com a orientação importante sobre a necessidade de continuidade de frutificação na obra do Senhor (Jo 15:5-16). Paulo enfatiza que os crentes aplicados à pratica das boas obras no seu dia a dia, com naturalidade, darão frutos. Além de atender as necessidades da obra do Senhor com o exercício de boas obras, a frutificação acontecerá. Assim, o apóstolo envia cumprimentos finais com aqueles que estavam com ele na ocasião da escrita da epístola. Deseja que a graça de Deus seja sobre a vida de Tito e de todos os cristãos engajados na obra do Senhor na Ilha de Creta.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: