Um Obreiro de Valor

(Filemom)

“Graça e paz a vós da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (Filemom 3)

Introdução (Filemom 1-3). A carta enviada a Filemom é considerada uma das quatro cartas escritas durante o primeiro aprisionamento do apóstolo Paulo em Roma relatado no final do livro de Atos (At 18:30,31). Esse momento narrado da prisão domiciliar onde Paulo se encontrava, mostra bem as possibilidades permitidas na ocasião, onde teve toda a liberdade de escrever e evangelizar. Um assunto de extrema importância tratado nesta carta diz respeito à questão da pacificação na resolução de problemas, também é possível ver na narrativa orientações sobre “como fazer restituições e como perdoar”. Paulo escreve para interceder por Onésimo, um dos escravos de Filemom que havia fugido, mas foi alcançado pela graça de Deus por Paulo, quando ele estava em Roma.

A atitude de Paulo com respeito a um escravo fugitivo (Fm 7). As ações de bondade de Filemom eram bênção na vida e ministério do apóstolo.  Seu testemunho trazia grande alegria e consolação a Paulo. Filemom era um servo do Senhor que trazia alívio e encorajamento aos irmãos que conviviam com ele. Como é importante em nossas igrejas, no tempo presente, a atuação valorosa dos dons espirituais com a finalidade de trazer consolo, alívio e encorajamento à comunidade eclesiástica.

Onésimo, um exemplo de conversão (Fm 8-12). Paulo passa a interceder por Onésimo, um escravo fugitivo, salvo para Cristo em algemas. O apóstolo faz sua petição em favor de seu mais novo filho na fé cristã. De maneira emotiva e com teor espiritual, Paulo diz a Filemom que está enviando Onésimo de volta, como se estivesse enviando seu próprio coração. Este pedido apresenta responsabilidade afetiva de Paulo e, agora, da parte de Filemom para com Onésimo.

Os cuidados de Paulo com a reaproximação de ambos (Fm 13-16). “Os princípios e argumentos que Paulo apresenta para a libertação de Onésimo se aplicam perfeitamente a qualquer tipo de escravidão e subserviência”. A condição agora, segundo Paulo, era de “irmão amado” e não mais escravo (Jo 15:13-15). No Senhor, ambos, Paulo e Filemom, tinham ganhado um novo irmão na fé, Onésimo, para sempre.

O ministério cristão tratando de relacionamentos (Fm 17-20). A disposição de pagar, de restituir no lugar de outro, fica clara quando Paulo se coloca entre o que foi defraudado e o devedor, imitando o exemplo de Cristo por nós, quando se entregou em nosso lugar na cruz.

Conclusão (Fm 21-25). Nesta compreensão da importância do perdão, da restituição e do animar corações, Paulo se despede da igreja que se reunia na casa de Filemom com tratativas pessoais e esperança de ser atendido pelo seu nobre amigo na fé cristã. Filemom e Onésimo são de grande valor e utilidade na obra do Senhor e propagação do evangelho.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: