O Trio menos estudado: Do Pentateuco é também Palavra de Deus

(Levítico, Números e Deuteronômio)

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.”

(Hebreus 1.1,2)

O propósito em trazer estes temas para serem considerados é ajudar os crentes em Jesus Cristo a conhecer um pouco mais da formação do povo de Deus no passado, aquele que, de alguma forma, deu origem à igreja de Jesus Cristo do Novo Testamento e a nós, igreja de Jesus Cristo do século 21.

Para nós, a igreja de Jesus Cristo nestes tempos denominados “pós modernos”, vale a pena verificar a mão de Deus operando, mesmo por meio das limitações – e aparentes insucessos – daqueles que, no passado, foram chamados a liderar o povo de Deus. Como em todo tempo, o Senhor deu a seu povo sinalizações seguras do que era a sua vontade.

Nós, crentes de hoje, herdeiros das experiências de fé dos antepassados, precisamos estar certos de que Deus o Todo-Poderoso nos conduz em segurança e guia-nos em meio a um mundo que “jaz no maligno” (1Jo 5.19). O mesmo Deus, que espera adoradores que o adorem no Espírito e em verdade, continua instruindo por meio do seu Espírito e da sua Palavra, sobre como apresentar um culto que lhe seja agradável.

Vejamos o contexto histórico escrito por Bruno Zapelli Viana sobre os livros de Levítico, Números e Deuteronômio:

Levitíco começa com o povo hebreu recentemente liberto da escravidão do Egito. Para resistir ao ataque de outras culturas, eles precisavam aprender as maneiras certas de adorar a Deus. O tabernáculo ou tenda da congregação já havia sido descrito por Deus a Moisés no final do Êxodo, mas faltavam ainda os detalhes dessa adoração. Este livro traz orientações rituais de culto, fundamenta o código civil e regulariza os principais feriados do povo de Israel. Entretanto, não podemos limitá-lo a uma mistura de histórias e leis, mas devemos recebê-lo como o relato de como Deus fez nascer uma nação, cuja história é sempre interligada às suas leis de culto e de ordem civil, afinal, tanto a história como a lei são fatores essenciais para a criação de qualquer nação. Um dos temas centrais é a expiação dos pecados por meio do sistema sacrificial. O princípio fundamental para entender a expiação e propiciação é “a vida pela vida”(Lv 17.11). Aprendemos sobre a santidade do nosso Deus e a santidade requerida por Ele de seu povo. Percebemos que esse Deus Santo também é zeloso, protegendo sempre a integridade e a pureza do seu povo.

Números tem como um de seus propósitos registrar o período desde o encontro com Deus no Sinai até a preparação em Moabe para a entrada na terra prometida. Este livro tem uma série de orientações a fim de organizar o povo. Também, é realizado um censo.

Eles encontram dificuldades em seu caminho, mas conseguem chegar em segurança a Cades, nos limites de Canaã. De lá, enviam 12 espias para conhecerem a terra. Quando retornam, trazem um relatório tão desanimador que o povo propõe uma volta ao Egito. Deus se entristece com a falta de fé e sentencia o seu povo a vagar 40 anos pelo deserto. Vale ressaltar que a primeira geração morreu no deserto, exceto Josué e Calebe, que nunca deixaram de acreditar na promessa. Este livro apresenta ainda uma série de leis a respeito das ofertas de manjares, libações, pecados arbitrários e rituais de purificação.

No livro de Deuteronômio, quando os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida, depararam-se  com um momento crucial em sua história: novos inimigos, novas tentações e até mesmo uma nova liderança. Moisés reuniu o grupo para lembrá-los da fidelidade do Senhor e para encorajá-los a serem fiéis e obedientes a seu Deus quando possuíssem a terra. Moisés, consciente de que estava impedido de entrar na nova terra.

A Palavra aliança aparece com frequência no A.T. Normalmente esta palavra é associada a um “acordo” ou “contrato”. Um contrato implica reciprocidade. Se um dos contratantes deixa de cumprir sua parte, o outro fica desobrigado. Aliança bíblica sugere algo diferente, a relação entre Deus e seu povo começa no amor (Dt 7.8). Assim, mesmo que o povo falhe e não cumpra a sua palavra, Deus jamais quebrará sua aliança (Dt 4.31). Na relação de aliança, Deus honra sua parte (as promessas) porque ama o seu povo e porque é fiel e Santo. Isso faz parte da natureza Dele. Deus mostra a seus filhos que o caminho para viver em comunhão com Ele e uns com os outros passa pela obediência.

 

Catarina Damasceno  – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: