Oração e Restauração

2Crônicas 7; Mateus 12; Filipenses 4; João 16; Efésios 6; Isaías 17; Jeremias 29.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. ” (2Crônicas 7.14,15)

O texto acima retrata uma das promessas mais importantes da Bíblia. Foi proferida por Deus há aproximadamente três mil anos, ao rei Salomão na inauguração do templo. Deus estava prometendo curar a terra, restaurar a nação, como resultado de oração.

Mas quem é o povo de Deus? Antes de Jesus eram todos os descendentes de Abraão, por conceito de etnia, descendência. A partir de Jesus, esse conceito se ampliou. O Apóstolo Paulo compreendeu muito bem esse conceito e nos ensinou escrevendo aos Efésios, que povo de Deus é todo aquele que está em Cristo.

Quando uma nação adoece, todo aquele que está em Cristo é chamado para:

HUMILHAR-SE – é admitir seus pecados e erros. É despir-se do orgulho, ter conhecimento que a resposta que buscamos não virá das nossas virtudes, mas sim por causa da bondade de Deus.

DEPENDER DE DEUS E ORAR – ora aquele que tem consciência que depende de Deus. Orar é pedir ajuda. Devemos orar por todas as coisas, pois não há nenhuma área em nossa vida, que tenhamos autonomia para que fique de fora de nossa vida de oração. Devemos orar submetendo-nos à mediação de Jesus, pois foi através da Cruz, que passamos a ter acesso a Deus. É através do nome de Jesus, que chegamos na presença do Pai, e Ele responde as nossas orações segundo a sua vontade.

BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS – o foco de nossa oração deve ser Deus. Mais do que uma benção do Senhor, devemos querer o Senhor da benção em nossa vida.

“E SE AFASTAR DOS SEUS MAUS CAMINHOS[…]” – estas palavras não foram dirigidas para homens maus, criminosos, mas sim, para o povo de Deus, porque todas as vezes que nos esquecemos de Deus, passamos a andar por “caminhos maus”. Orando, nos lembramos de quem somos, de quem Deus é, e do que só Ele é capaz de fazer em nossa vida, em nossa família, em nossa nação.

TER CERTEZA DE QUE DEUS OUVE, PERDOA E CURA – Deus garante que nossas orações nunca ficariam sem resposta. Quando uma nação adoece, o povo de Deus tem papel fundamental no processo de restauração. Mais do que contar com os governantes ou esperar por instituições, Deus quer usar seu povo para transformar o destino da nossa nação, para curar nossa terra. Isso é uma promessa. Já orou pelo Brasil hoje?

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: