Oração e Generosidade

Hebreus 13; 2 Coríntios 8,9; Salmo 24

“Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois com tais sacrifícios, Deus se compraz”.   (Hebreus 13:16) 

Em sua carta aos Coríntios, Paulo fala em dinheiro, cuidado e generosidade. Suas palavras estão relacionadas com as severas privações que os irmãos de Jerusalém estavam passando, resultado de fatores políticos, climáticos e perspectivas escatológicas equivocadas da época. Seja como for, o fato é que Paulo convoca a igreja de Corinto ao exercício do cuidado. A motivação dos problemas, não importava a Paulo, pois ele sabia que em situações como estas, sempre haveriam desculpas como: “este problema não é meu” ou “cada um que assuma as consequências dos seus atos”. Com isso, Paulo nos ensina um grande princípio: é responsabilidade dos crentes suprir a igreja de Cristo por meio dos recursos que Deus colocou sob a nossa responsabilidade, (1 co 16.1,2). Todos os recursos para suprir as necessidades da igreja e nossa generosidade em ajudar ao próximo, já foram dados por Deus e estão em nossas mãos.
O dízimo é um dever de todo cristão, que não deve ser negligenciado. Paulo entretanto recomenda um critério mais amplo, sem a preocupação de limitar o percentual de oferta. Cada um deve dar, segundo propõe no seu coração, segundo a prosperidade que o Senhor lhes deu, (2 co 9.7), pois a prática da generosidade nos torna semelhantes a Cristo.
Generosidade praticada com alegria gera no coração de quem é abençoado um sentimento de gratidão a Deus, e quanto mais amor formos capazes de compartilhar, mais pessoas se levantarão diante de Deus para interceder por nós em oração, nos ensina Paulo, (2 co 9.13,14).
Generosidade promove a gratidão entre nós, mas também a gratidão a Deus que é quem nos dá toda a provisão. Somos totalmente dependentes de Deus. Se estamos cansados, Ele dá força, (Mt 1.28-30), confusos, Ele dá sabedoria, (Tg 3.17), perdidos, (Lc 19.10), Solitários, ( Mt 28.20), culpados, (Mt 9.6). A criação está sob o domínio de Deus.
A Bíblia nos ensina que tudo deve ser feito com amor, o que envolve o pensamento no próximo, (Hb 13.16). Por mais que o mundo seja injusto e cruel, precisamos lembrar que Deus é justo, fiel e misericordioso, e que sua palavra nunca mudará.

Obrigada Senhor, por todas as pessoas que o Senhor levantou para nos ajudar, que a sua maravilhosa Graça as acompanhe todos os dias, amém.

 

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: