Oração e o caráter de Deus

Jeremias 29; Salmos 31;103; Gênesis 50; Romanos 5;8

” Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? ” (Romanos, 8.32)

Nada influência tanto a nossa vida de oração quanto a maneira como nós percebemos Deus. A Bíblia Sagrada é a maior autoridade a respeito dos conceitos comunicáveis sobre Deus. Ela revela Deus como sendo moralmente Santo, justo e bom, atributos de base moral para as nossas experiências de oração. Se Deus não fosse assim, não faria sentido orar. Por isso é necessário que a ideia que temos de Deus não seja baseada apenas no que sentimos, achamos ou ainda em senso comum.

Existe algo que Deus não pode fazer? Sim, Deus não pode negar a si mesmo; Deus não pode ser mau; por sua natureza ser boa, Ele não pode fazer mal. Tudo o que Deus faz é bom. Seus propósitos são sempre bons, (Jr 29.11), e quanto mais conhecermos o seu propósito, mais Deus pode usar tudo o que nos acontece, até mesmo as coisas ruins, para trazer algum bem à nossa vida.  Tomamos conhecimento desses propósitos justamente por meio da oração, (Jr 29. 12-14). Deus faz uma conexão entre os seus propósitos para nós e a prática da oração. O que faz com que uma pessoa seja devastada e outra consiga superar as adversidades é conhecer o propósito de Deus para sua vida. O sentido da vida depende do que nós sabemos, e não das circunstâncias.

Davi nos diz que Deus afasta as nossas transgressões do mesmo jeito que o Oriente está distante do Ocidente, (Salmo 103). Se há alguém na Bíblia que sabe que Deus nos trata como nós precisamos e não como nós merecemos, é Davi. Davi fez coisas horríveis, quebrou todas as regras. Mas se arrependeu e confessou os seus pecados e Deus deu o que ele precisava e não o que merecia, pois a nossa relação com Deus se baseia em quem Deus é, e não em quem nós somos. Deus nos perdoa, não porque somos bons, mas porque Ele é bom.

Deus sabe que precisaremos de perdão para começar de novo quando pecarmos. As pessoas podem até nos rejeitar, mas Deus nunca nos rejeitará. Pecou? Se agarre com Deus, busque a sua face, se arrependa, confie e ore, Deus não rejeita a nossa oração, porque Ele é bom, e recomece seu relacionamento com Deus.

Não há nada que não possamos levar a Deus em oração que Ele não nos responda, pois Ele nos amou o suficiente para morrer por nós. Este é o evangelho, está  é a expressão máxima do amor. O que Deus fez por nós na Cruz, torna possível a nossa oração, (Rm 8.32).

Nunca deixe de orar. Deus reserva uma provisão de bondade para aqueles que se refugiam Nele, (Salmo 31.19).

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: