APOCALIPSE – O LIVRO DA REVELAÇÃO

Apocalipse 1:1-8.

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”  (Apocalipse 1:8)

Introdução. O livro de Apocalipse expõe assuntos que estavam ocultos e revela eventos acontecendo na experiência das igrejas da Ásia, e outros eventos que aconteceriam tempos depois de terem sido escritos. Muitas profecias do livro de Apocalipse se cumprem através da história da igreja; e revela Jesus Cristo, mas, também, enfatiza os acontecimentos que estão ainda por vir. O objetivo do livro de Apocalipse é tirar o véu de Jesus Cristo a todos, ou seja, este livro é a plena revelação de Jesus Cristo em sua glória e poder.

A mensagem apocalíptica no antigo testamento – visões do profeta Daniel, capítulos 7-12.

TEXTO BÍBLICO O GOVERNO DE DEUS NA HISTÓRIA O GOVERNO DE DEUS NA MINHA VIDA
Daniel 7 As coisas não acontecem de forma aleatória, há um Deus que domina todos os acontecimentos.  
Daniel 8 Para Deus, o governo celestial não é de carneiros e bodes, mas do Cordeiro de Deus.  
Daniel 9 Vemos reafirmada a fé de Daniel que continua vigorosa. O cativeiro da Babilônia terminaria em 70 anos, se o povo de Deus se voltasse a ele.  
Daniel 10 Mesmo sendo amado por Deus, o sofrimento na vida de Daniel foi inevitável, pois, por intermédio dele, Deus revela a sua interferência na história.  
Daniel 11 O juízo de Deus diante do profundo afastamento do seu povo é fato.  

Conclusão. O livro de Apocalipse  divulga por meio da sua linguagem singular carregada de símbolos para mostrar verdades sobre o dia do juízo final, a ressurreição dos mortos, o inferno, o céu e a eternidade dos salvos e o destino dos ímpios. A principal mensagem de Apocalipse é que os justos serão recompensados e que Deus é o grande Senhor da nossa história. Os desastres narrados não devem ser considerados literalmente, não podemos deixar algumas pessoas se aproveitarem de fatos que acontecem atualmente para dizer que estamos vivendo o Apocalipse. Deus é misericordioso e a revelação será na direção do cumprimento da vontade do Senhor Deus. Sua perenidade aparece em 1:17: “eu sou o primeiro e o último”. Ele é o Todo-Poderoso, aquele que domina todas as coisas e que conduz toda a história para o fim que ele quer.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: