Deus Dá Vitória ao Homem de Fé

(Gênesis 39-43)

“O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro.” (Gênesis 39.21)

Introdução. Esta seção de Gênesis que relata a preservação providencial dos filhos de Israel no Egito (39.1 – 47.26). É a história de quando a bênção prevalece ainda que pesem as adversidades.

A fé provada nas chamas da sensualidade (Gn 39.1-23). Os mercadores  venderam José a Potifar, oficial da guarda de Faraó. Deus trabalha para livrar a família de Israel da fome e multiplicá-la sob condições favoráveis no Egito. A fé leva os servos de Deus a uma vitória em a circunstâncias adversas. Segundo a Bíblia da Escola Bíblica, por onde José passava era perceptível sua fé em Deus. Até mesmo seu senhor, Potifar, não tinha dúvidas de que o “Senhor era com ele” (Gn 39.3). A maneira como José se comportava no trabalho, sua competência, honestidade e fidelidade eram reflexo da fé no Senhor. José servia como mordomo na casa de Potifar, importante oficial de Faraó. Além de responsável e competente, ele também “era formoso de porte e de aparência”. Aconteceu que a esposa de Potifar, uma mulher rica e poderosa, encantou-se com José e pediu que ele se deitasse com ela. Mas José recusou o convite e escolheu permanecer fiel a Deus e a Potifar. Entretanto, a mulher o procurava insistentemente todos os dias. Que tentação! Contudo, José resistia firme e evitava a mulher, não lhe dando ouvidos. Quando ela finalmente o atacou, segurando-lhe as vestes, ele fugiu.

Aplicações para a vida. 1. Na prisão, o carcereiro (39.21-22) encarregou José de todos os prisioneiros. A bênção de Deus estava sobre José, a despeito das circunstâncias ruins. Da mesma forma, Deus dará graça e forças aos servos, também hoje, para superar as provações e tentações (II Co 12.8-10), pois ele “é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hb 13.8). 2.Muitas vezes, as pessoas nos desapontam, até aquelas que imaginamos usadas por Deus para nos abençoar. Entretanto, o soberano Deus nunca esquece de nós. 3.Os irmãos de José ficaram temerosos de serem castigados no Egito pelo que fizeram a seu irmão 20 anos atrás. Não percebiam que o maior castigo que qualquer de nós pode experimentar vem de dentro de nós, de nossa consciência culpada. Somente quando nos arrependemos e clamamos pelo perdão de Deus, pela fé em Cristo Jesus, é que encontramos alívio.

 

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: