Jesus orienta seus seguidores

(Mateus 24;25)

“Em verdade vos digo que não passará essa geração sem que tudo isto aconteça.”

(Mateus 24.34)

Os capítulos 24 e 25 são escatológicos, isto é, tratam do final do mundo. Os discípulos estão admirados da beleza do templo e depois de saírem dali perguntaram a que Jesus se referia quando disse “Não ficará pedra sobre pedra […]”. A destruição do templo se deu no ano 70 d.C. pelos romanos, cumprindo-se a profecia. Nos Montes das Oliveiras fazem outra pergunta sobre como saberão quando será o fim. Para esta pergunta, Jesus desafia a todos eles e a nós, hoje, sobre os cuidados que devemos ter na consumação dos séculos. No versículo 4 usa a expressão “tende cuidado” ou “acautelai-vos” falando de rumores de guerras, fome, morte, terremotos, epidemias e muitos cristãos se tornarão mártires por confessarem o evangelho.

Nos versículos 11-13, fala sobre os falsos profetas, falsos líderes que ensinarão conceitos que não são bíblicos enganando o povo. Por isso, a fé de muitos esfriará e não terão resistência diante dos acontecimentos e ataques.

Alguns serão levados com Jesus e outros não. Muitos não acreditam que as instruções de Jesus realmente vão acontecer. Infelizmente quando se derem conta é tarde demais. Ninguém sabe o dia e hora e Jesus ilustra com a chegada do ladrão na casa. O importante é estarmos preparados para quando Jesus voltar para buscar a sua igreja. A palavra é “vigiar”.

Na parábola dos servos, Jesus faz uma comparação entre o prudente e o mau. Ambos receberam a mesma tarefa: cuidar de outros servos. O prudente cumpre à risca a tarefa e quando seu senhor chega se alegra com os resultados. Como recompensa coloca mais trabalho pois agora vai ser responsável por todos os bens. Por sua fidelidade, recebeu mais responsabilidade. Interessante que a recompensa pela obediência aos preceitos de Deus não nos leva à aposentadoria para descanso, mas promoção para uma tarefa maior e mais desafiadora. Quanto melhor administramos o que Deus coloca em nossas mãos, mais confiança Ele vai nos delegar. O servo mau acredita que seu senhor vai demorar muito e pratica a violência com os demais servos. Ao chegar o seu senhor, é punido. Uma explicação clara de nossa responsabilidade como servos de Jesus Cristo em ajudar nossos irmãos a crescerem no conhecimento e na graça.

Outra ilustração é das dez virgens. Todas com as candeias, mas só cinco delas tinham o óleo reserva. Cansadas, dormiram e quando acordaram o noivo estava chegando. As insensatas por não providenciarem o óleo necessário perderam a grande oportunidade de estar com o noivo. As cinco que tinham provisão se encontraram com ele. O importante é ter nossa vida sempre reluzindo porque não sabemos a hora em que o senhor virá. Cada pessoa é responsável por si. Responsabilidade pessoal e intransferível.

A terceira parábola é sobre os talentos, Jesus se refere a um homem rico que viajou para fora do país e confiou seus bens a seus servos para que administrassem. São três pessoas que recebem valores diferentes. Quando vão prestar contas, dois aplicaram e rendeu mais ainda deixando o patrão feliz que os convida para a festa, mas o terceiro com medo enterrou e devolveu o que recebeu e ainda recebe uma dura advertência, (25.29). Aprendemos aqui que talentos são os dons que cada pessoa tem. A nossa fidelidade e desempenho com responsabilidade abençoa todos que nossa influência alcança. Cada um prestará contas do talento que Deus lhe deu. “Servo bom e fiel”.

O que você está fazendo para honrar ao Senhor com suas pequenas atitudes para com as pessoas que o cercam?

Ao final, Jesus explica o que acontecerá com os remidos por Ele e aqueles que não o aceitarem ou fingirem aceitar dando uma aparência de cristão. Tem duas sentenças: A vida eterna ou O castigo eterno.

Sabemos que Jesus está vindo. Quando será a vinda não sabemos, mas uma coisa é certa, precisamos estar preparados sempre, agindo com fidelidade e alegria por tudo o que Cristo fez por nós.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: