Deus é Onipresente e Onisciente

(Salmo 139)

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.”

(Salmo 139.14)

A racionalidade não permite entender como alguém pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Para nosso Deus não existe tempo e espaço que não se curvem a Ele. A onipresença e onisciência são atributos absolutos, inseparáveis de Deus. Ninguém está tão distante Dele, que Ele não possa ver e alcançar, não existe um só lugar em todo universo que não seja claro, patente e explícito a seus olhos, e não há nada que Ele não conheça a nosso respeito, nunca haverá surpresas para Ele, pois sabe nossos pensamentos antes que sejam produzidos e sua imensurável Graça é destacada aqui, pois é um Deus Santo que sabe quão pecadores sórdidos somos.

Sua santidade onipresente nos constrange a viver uma vida santa e não simplesmente lampejos de santidade. O culto deve ser a “ponta do iceberg” de uma vida inteira para o seu louvor. Não existem segredos para Ele, seus olhos tudo veem e seus pensamentos são justos, e retos seus caminhos pois faz parte do seu caráter e natureza. Sua perfeição não permite que cometa erros ou injustiças. Todas as coisas estão patentes à sua presença e entendimento.

Não há alguém que conheça mais uma invenção que aquele que a criou. O salmista enfatiza que nós não somos fruto do acaso, ou um acidente, fomos planejados e criados por Deus de uma forma extraordinária como um tear que tece com simples fios belos tapetes. O Senhor não apenas nos contemplou no ventre, mas como tapeceiro, com sua boa mão nos trouxe à existência, o Senhor mesmo deu cores, tons, formas e tamanhos diferentes, não existe ninguém igual a ninguém, todos são absolutamente diferentes.

É impossível compreender o “modus operandi” do Todo-poderoso; sua maneira de agir é singular e perpassa a lógica humana. Muitos acreditam que precisam entender os planos insondáveis de Deus para submeter-se a eles, mas não podemos esquecer que o Senhor do universo não precisa dar nenhuma satisfação a mortais pecadores a respeito de seus planos. Saber que entre todos os seus incontáveis planos inclui você e eu, que Ele está conosco, é simplesmente reconfortante e renovador. A maneira mais perfeita e plena dessa verdade, revela-se no Emanuel, o Deus que se fez carne e habitou entre nós. Atitudes de santidade, nos levam a apartar do mal e de atos pecaminosos. Manter-se longe dos obstinados pelo mal é uma questão de sobrevivência espiritual.

A onipresença e onisciência e suas implicações na vida de Davi o fizeram tomar algumas atitudes. O salmista suplica ao Senhor que o “sonde”. Sondar é ir além da superfície. A oração é que Deus mergulhe no mais profundo de seu ser para fazer uma análise. Davi diz que o Senhor o “conhece” e suplica que o Eterno conheça o que há de secreto em seu coração, pede a Deus que vá além das frases ou demonstrações emotivas, litúrgicas, para conhecê-lo na íntegra. Também pede para o Senhor “prová-lo”, pra fazer um teste, não para Deus ver, mas para que Davi tenha a experiência do teste, da superação, que ele cresça e amadureça. Prova não é uma mera avaliação, mas um aprendizado decorrente da experiência vivida. Por último Davi avança em sua relação com Deus e suplica que o Senhor o “guie”, dirija, conduza. Davi quer que suas decisões sejam dirigidas pelo Senhor pois sua intenção é a eternidade, seu anseio é o céu.

Que também seja nossa a oração de Davi para que o Senhor nos sonde, conheça, prove e nos guie em nosso anseio pelo céu. Amém.

Catarina Damasceno – Equipe de resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: