Deus É Galardoador

(I Coríntios 3; Hebreus 11; Apocalipse 7; 21; 22)

“O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.”  (Apocalipse 21:7)

O galardoador que faz toda diferença (I Co 3:1-18). A carnalidade da igreja em Corinto é um claro indicativo da imaturidade cristã daqueles irmãos. Paulo lamenta não poder se aprofundar no ensino, pois eles continuavam ainda como bebês sem desenvolvimento ou crescimento espiritual. A santificação é um processo que dura toda vida cristã, mas eles deliberadamente não avançaram na caminhada cristã, a velha natureza os dominava a ponto de terem sentimentos e atitudes que eram peculiares a não crentes (v.3).

A fé como parâmetro para galardoar (Hb 11:1-6). A fé é um sentimento religioso ou uma força interior como pensa o esoterismo. Mas a capacidade de crer além das circunstâncias. A fé fundamenta nossa relação com Deus, é por ela que somos salvos, que cremos que tudo veio à existência pela simples ordem de Deus. Pela fé, homens e mulheres da Bíblia experimentaram milagres e momentos extraordinários com o Senhor. Por ser a base de nosso relacionamento com ele, ela é mais do que religioso, a fé evidenciada no dia a dia à medida que temos a oportunidade de andar nele. A fé existe para agradá-lo, observe no texto que ele mesmo “recompensa os que buscam” (v.6), notem que diz “aqueles que o buscam”, não aqueles que buscam recompensas.

Deus galardoará seu povo (Ap 7:9-17). A convicção de termos um Deus galardoador é fundamental para não perdermos o ânimo em meio às tribulações. A crença nele, que não apenas fará cessar as aflições, mas, também, nos recompensará com venturas, honras, nos enche de força e fé em meio às lutas. A igreja sofria uma grande perseguição, eram afligidos e mortos. As tribulações que sofriam por causa de sua fé em Cristo eram aterrorizantes. Saber que o sangue de Jesus não apenas deu alívio das tribulações, mas os premiou sobremaneira, é sem dúvida, animador (Rm 8:18).

O Deus galardoador em ação (Ap 21:1-5). A história da humanidade tem finalmente seu desfecho. A igreja triunfou, todos os seus inimigos foram destruídos. João descreve como todas as coisas se tornaram novas, com a graça de Deus restaurando a ordem de todas as coisas a partir das que já existiam. Não só a humanidade foi restaurada em Cristo, mas também a natureza. Tudo literalmente foi transformado, tudo se fez novo (I Co 15:52-54). Podemos ver: novos céus e nova terra (v.1); Nova Jerusalém (v.2); nova relação com a noiva (v.2); nova relação com os homens (v.3); nova experiência de vida (v.4); novas serão todas as coisas (v.5).

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: