A Salvação é proclamada

(Isaías 61)

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”

(Isaías 61.1)

A salvação de Deus precisa ser proclamada a todas as nações. Esse é o anúncio bíblico que encontramos a partir da tradição do profeta Isaías e que acompanha todos os escritores bíblicos veterotestamentários, alcançando seu ponto culminante com o advento de Cristo.

Isaías nos apresenta uma forma clara e didática para nos fornecer um verdadeiro roteiro para a nossa tarefa como arautos de Deus. Inicialmente aprendemos que somos instrumentos pelos quais o Senhor quer proclamar a sua mensagem. Isaías tinha essa autoconsciência (Is 61.1), tinha convicção de que fora escolhido por Deus para grande e imperativa tarefa.

Da mesma forma que o profeta, todos nós somos chamados por Deus para anunciar as boas-novas de salvação em Cristo Jesus. Somos a carta de Cristo que leva mensagem de salvação, somos embaixadores de Cristo. No texto neotestamentário, encontramos várias expressões que nos dão a dimensão e alcance dessa missão (2Co 3.2,3); (2 Co 5.20); (Dn 3.4); (Is 61.6), todos nós temos a missão de anunciar a mensagem de salvação.

A quem proclamamos? O profeta Isaías responde que fora enviado para “restaurar os de coração abatido, proclamar a liberdade aos cativos e a pôr os presos em liberdade” (Is 61.1). Como é reconfortante saber que a mensagem de salvação nos alcança nos momentos em que estamos mais fragilizados, trazendo-nos uma mensagem de ânimo e esperança.

A mensagem de salvação que só encontramos em Jesus é anunciada para que tenhamos vida em abundância (Jo 10.10), mas ela só alcança os que têm a consciência de que precisam dela. Todas as vezes que nos colocamos na dependência de Deus e reconhecemos que precisamos da sua graça e misericórdia, Ele age em nosso favor demonstrando o seu poder e grande amor.

Uma das características do profetismo bíblico é a consciência de que a mensagem do profeta não é dele, mas do próprio Senhor. O profeta é a boca de Deus, portanto, instrumento pelo qual o Senhor fala a seu povo. “Assim diz o Senhor” e “vai ao povo e fala” é evidência inequívoca da clara convicção do papel exercido pelo profeta. Sobre esse aspecto, o profeta Isaías tinha de forma muito evidente o conteúdo da mensagem que deveria pregar (Is 61.2a).

Mais uma vez o profeta destaca o imperativo do tempo. O tempo é agora, não há mais espaço para adiamentos. Portanto, era chegada a hora de anunciar a urgência do reino de Deus, a necessidade de arrependimento e a consumação do dia do Senhor. É uma mensagem inaugurada pela tradição do profeta Isaías, mas não ficou circunscrita a ela, tendo perpassado todo profetismo pós-exílio, chegando ao texto neotestamentário. No encontro com Zaqueu, Jesus enfatizou a urgência do hoje por mais de uma vez (Lc 19.9). Dediquemos especial atenção ao comissionamento que recebemos do nosso Senhor Jesus Cristo e consideremos a urgência da mensagem que temos. O tempo é hoje.

Todas as vezes que somos alcançados pela Palavra de Deus temos a nossa vida profundamente impactada. A Palavra é viva e a sua mensagem sempre produzirá um resultado eficaz. O profetismo de tradição deuteronomista nos lembra disso por meio da sua tese, de que a obediência produz bênção e a desobediência gera necessariamente o juízo de Deus como consequência imediata das nossas ações. O profeta Isaías traduz essa verdade de forma maravilhosa (Is 61.4).

Como você se vê dentro do plano de salvação de Deus? Somos meros “expectadores” dos seus propósitos ou podemos nos colocar à disposição do Senhor para que, como instrumentos em suas mãos, sejamos canal de bênção para que outras pessoas também sejam alcançadas pela graça de Deus? Você é um anunciador das boas-novas do evangelho? O dia é hoje e o tempo é agora.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: