O sentido de equipe do povo de Deus

(Êxodo 35.1-35)

“Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor.” (Êxodo 35:29)

Depois de ter feito um bezerro de ouro, o povo de Israel foi castigado, se arrependeu e, no lugar da infidelidade, voltou a ter um coração piedoso e generoso, contribuindo para a construção do tabernáculo. “Quando as pessoas não têm espiritualidade, apegam-se fortemente às coisas materiais”. Na Palavra de Deus, temos inúmeros exemplos de como o trabalho no Reino de Deus avançou quando o povo se voltou para Ele e agiu com generosidade.

Além dos exemplos bíblicos, também temos experiências mais recentes, como a da Primeira Igreja Batista de Irajá, no Rio de Janeiro. Após muitas campanhas para tentar, sem sucesso, terminar a construção do templo, a obra finalmente avançou quando o pastor da igreja começou a pregar sobre avivamento e, então, os membros foram despertados para a oração. Uma igreja espiritualmente saudável também se dispõe a contribuir financeiramente.

Êxodo 35.1-4 traz de volta a questão do sábado, um dia separado para ser “o sábado do repouso ao Senhor”. Nesse dia, o povo não podia trabalhar, nem o maná caía do céu. Foi assim que Deus agiu para que o povo separasse um tempo de descanso das tarefas diárias, um tempo para se dedicar à responsabilidade com o tabernáculo, não apenas no que diz respeito aos materiais para a construção, mas também à mão de obra. “Não basta que os crentes ofereçam ouro e prata para a obra do Senhor. O tabernáculo jamais teria sido edificado se eles não se dessem por inteiro: mente, coração, pés e mãos. Deus não precisa do seu ouro para a construção do seu reino. Deus precisa de você”.

Foram muitos os materiais necessários para que o tabernáculo ficasse pronto. Tecidos, ouro, prata, cobre, tinta, madeira e outros foram levados por “corações voluntariamente dispostos”. Além disso, muitas pessoas colocaram seus conhecimentos e habilidades à serviço do Senhor. Por exemplo, os versículos 25 e 26 contam que mulheres que manejavam bem a arte de fiar levaram suas peças para o tabernáculo.

O Reino de Deus é um lugar para o trabalho em equipe. Existem tarefas para todos os que querem participar. O tabernáculo não foi construído por uma só pessoa, mas pela colaboração e cooperação entre os que faziam parte do povo de Israel. “… mulheres e homens, cada qual produzindo uma peça por vez e, no final, todas as peças foram juntadas e se encaixaram com perfeição umas nas outras para a obtenção do produto final que era o tabernáculo”.

Por fim, para realizar a grande obra de Deus, é preciso desenvolver um relacionamento real com Ele. A partir daí, o Espírito Santo tem espaço para gerar corações piedosos e generosos; mãos e pés que se empenham na execução da obra; e mentes que reconhecem o valor do trabalho em equipe.

Thatiana Cordeiro – Equipe de resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: