Jesus Faz Toda Diferença

(Marcos 6)

“Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!

(Marcos 6.50)

Jesus volta para sua cidade Nazaré, ali é questionado e desacreditado por aqueles mais próximos. As pessoas ouviam suas pregações, viam seus milagres e não conseguiam entender como aquele carpinteiro, que cresceu entre eles, era tão cheio de sabedoria e poder para fazer maravilhas. Nazaré era vista como um lugar de pessoas desprezíveis. Tudo isso para que se cumprisse mais uma promessa messiânica a respeito de Jesus (Sl 69.8). Infelizmente, existem pessoas que sabem tudo sobre a Bíblia, mas nunca nasceram de novo e o parentesco sanguíneo não é critério para alguém ser de Deus.

Pela primeira vez, os discípulos são chamados de apóstolos, que quer dizer enviados. Jesus mostra que as ações dos apóstolos, bem como da igreja, deveriam reforçar a mensagem que eles iriam proclamar:

Relacional com Jesus (Jo 15.5); Relacional com o próximo (Is 41.6); Dependência divina (2Co 3.5); Quietude (1Tm 6.8); Foco na missão (Fp 2.4); Papéis bem definidos (Rm 14.12); Pregar arrependimento (At 3.19); Viajantes; Sem ostentação; Pregar libertação, pois a mensagem do evangelho é libertadora dos males físicos, emocionais e espirituais.

Herodes era uma figura patética, seu título de rei era um embuste, um costume local. Ao ser confrontado, decide não se arrepender, em vez disso, prende e silencia a voz que clama no deserto. Assim, agem muitos a serem confrontados por seus pecados, tentam inutilmente silenciar a voz que os chama ao arrependimento e, desta vez, não é a de João Batista, mas a de Deus.

Ouvir a voz de Deus é apenas o começo para quem quer experimentar mudanças em sua vida. Em vez de justificar-se, resistir e dar outros nomes ao pecado, deve-se simplesmente confessar e arrepender-se. Como a parábola do semeador se encaixa perfeitamente na vida de Herodes! A melhor de todas as sementes é semeada, e acontece tudo com ela, menos cair em boa terra para produzir frutos. O temor e boa vontade de Herodes não lhes foram suficientes para que ele experimentasse mais efetivamente a ação de Deus em sua vida. Um abismo chama outro abismo. Quando fazemos muitas concessões chega o momento que não há como dizer não!

Um dos maiores inimigos da vida é a falta de esperança em meio às crises. Nos momentos difíceis realmente precisamos crer para experimentarmos milagres. Jesus olha a multidão e sente compaixão, ordena que os seus a socorram. A ordem é dada, à igreja cabe entrar em ação, o milagre é com Ele. Milagres acontecem quando temos a coragem de:

Crer em Jesus (v.33); Enxergar nossas insuficiências ante aos problemas (v.37); Crer que o muito sem Deus é pouco demais, mas o pouco com Ele muito se faz (v.38); Entregar tudo unicamente ao Senhor (v.41), Aquietar em meio às crises (v.39); Ser submissos e obedientes ao Senhor (v. 40).

Existem situações maiores que nossa capacidade possa resolver e Jesus não é uma mera opção, Ele é a opção:

Por sempre querer que passemos adiante (v. 45,48); Por saber a respeito do nosso sofrimento (v. 48); Por que Ele se aproxima apesar da tempestade (v. 48); Por enfatizar sua supremacia e poder (v. 49); Por querer entrar no barco (V.51).

Jesus ao entrar nas aldeias, cidades ou campos, os enfermos eram colocados nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste para serem curados. O toque significava sempre ser alcançado por Deus. Aprendemos que, quando estamos na maior dificuldade, basta um simples contato para que tudo mude.

Já fez uma oração hoje?

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: