“Santidade e Ressurreição”

(I Tessalonicenses 4,5)

 

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” (I Tes.4:1)

 

Introdução (Tes 2:1-7). A presente lição aborda a finalização da carta enviada à Igreja de Tessalônica. O princípio do quarto capítulo mostra bem a proposta conclusiva do apóstolo em trazer orientações finais para os crentes de Tessalônica. Existe um pedido e uma palavra de aconselhamento em relação à vida cristã em termos de procedimento em consonância com Jesus. A santidade como estilo de vida é apresentada como prioridade para que vivam para agradar a Deus e se desenvolvam espiritualmente.

O cuidado do apóstolo com a vida santa dos crentes (I Tes 4:8-12). Paulo destaca que aquele que rejeita o estilo de vida cristã proposto por Deus de santidade está rejeitando o próprio Senhor, sendo considerado uma grave ofensa. Paulo passa a dar destaque à importância do amor fraternal entre os irmãos. Tece elogios aos tessalonicenses sobre esta prática e orienta continuidade e aperfeiçoamento nela. Ainda reforça a importância de vida pacífica, de busca de soluções dos problemas com sabedoria, de trabalho e dignidade diante da sociedade em que estavam inseridos.

Exortando à santidade (I Tes 4:13-18). Paulo traz esclarecimentos escatológicos acerca dos que já morreram em Cristo e daqueles que estarão vivos na vinda de Jesus, explicando o arrebatamento deles. A parousia (vinda) de Cristo é relatada descrevendo como será a vinda do soberano Rei. Seu “grande brado” funcionará como convocação para seus eleitos e seguidores de todas as épocas.

Ensinando sobre a ressurreição dos santos (I Tes 5:1-6). O último capítulo dá continuidade aos ensinos escatológicos sobre a vinda de Jesus. É explicado sobre um retorno repentino, pegando todos de surpresa. A igreja é conclamada a permanecer vigilante, atenta, sóbria e dedicada à missão de Deus.

Conclusão (I Tes 5:19-28). Paulo orienta a atitude de sabedoria em todas as coisas, retendo o que é bom. Conclui pedindo a Deus que santifique sua igreja no cumprimento de sua missão até a vinda de Cristo. O Deus, que chamou o cristão e prometeu vida eterna, é fiel. O pedido paulino final é que os irmãos orem por sua vida e ministério e que leiam a carta para toda a igreja, por causa da importância do seu conteúdo.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: