Deus Instrui seus Adoradores

(Levítico 1-12)

“Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.” (Levítico 9:23,24)

Introdução. Embora normalmente não desperte o interesse do leitor, principalmente da Bíblia, o livro de Levítico oferece, a quem deseje apresentar-se diante de Deus como “obreiro aprovado” (II Tm 2:15), que adore ao Senhor “no Espírito e em verdade” (Jo 4:24).O nome Levítico, atribuído ao livro a partir da versão latina, refere-se a seu conteúdo, indicando ser o livro cujo assunto trata das funções dos levitas e do sacerdócio. O livro de Levítico é um guia para todo o povo, instruções para uma comunidade de adoradores.

Holocaustos: adoradores totalmente consagrados (Lv 1:1-17; 6:8-13). O elemento essencial do sistema de sacrifícios era o estabelecimento e a manutenção da comunhão com Deus. O holocausto era um sacrifício no qual a oferta, geralmente um novilho ou um cordeiro, era colocado sobre o altar e, ali, queimado totalmente, sem que dele restasse para ser consumido, nem pelo sacerdote, nem pelo ofertante. É mencionado pela primeira vez com referência à adoração de Noé ao sair da arca (Gn 8:20). Abrahão também adorou a Deus oferecendo holocaustos. O fato do holocausto ser inteiramente consumido pelo fogo tipifica que “o pecador era consumido, e com ele o seu pecado […] de modo que dali em diante podia gozar paz e comunhão com Deus”.

Ofertas: adoradores profundamente agradecidos (Lv 2:1-16; 6:19-23; 7:28-38). A lei estabelecia dois tipos de sacrifícios: oferta expiatória, para remissão de pecados, e oferta de gratidão ou dedicação. A primeira, uma necessidade do homem, por haver transgredido o mandamento do Senhor; a segunda, um ato voluntário em reconhecimento do amor misericordioso do Pai. Depois de reconciliado com Deus, o indivíduo deve demonstrar gratidão para com o Senhor, oferecendo diante dele uma oferta que significava também uma promessa de obediência. Assim como os elementos do sacrifício expiatório tipificam Cristo – o novilho representa dedicação a servir; o cordeiro representa submissão; o cabrito, a natureza pecaminosa assumida por ele (II Co 5:21) e a rolinha, o sacrifício extremo – também oferta de gratidão guarda uma relação tipológica com a perfeição do sacrifício de Cristo – a flor de farinha, fruto da terra, sugere a humanidade de Jesus; o óleo, sua santidade; o incenso, a abundante graça que estava sobre ele, o sal, sua fidelidade.

Aplicações para a vida. 1)O holocausto visava à expiação da natureza pecaminosa, sem referência a nenhum pecado em particular. Envolvia também a ideia de consagração do crente ao serviço do Senhor. 2)Uma nota constante nas instruções sobre as ofertas era a preocupação com o sustento pertencia a Deus, pois vinha dele. 3)Nós, salvos por Jesus cristo, temos suficientes motivos para apresentar a Deus nosso “sacrifício pacífico” em grande festa de comunhão.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

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