O Batismo e a Ceia do Senhor

(Mateus 3; 26 e I Coríntios 11)

“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti. Tu vens a mim? Eu é que preciso ser batizado por ti. Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu.” (Mateus 3:13-15)

Introdução. O Senhor Jesus nos deixou duas ordenanças: o batismo e a ceia do Senhor.

O que é o batismo? O batismo consiste na imersão do crente em água, após a sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor único, suficiente e pessoal (At 2:41,42; 8:12, 36-39). Simboliza a morte do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e prenúncio da ressurreição dos remidos (Rm 6:3-5); Cl 2:12). O batismo, que é condição para ser membro da igreja, deve ser ministrado sob a invocação do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28:19; At 10:48). A palavra batismo vem do grego baptizo, que significa mergulhar ou imergir. É a forma intensiva de bapto que tem a mesma significação. Baptizo é usado no Novo Testamento com várias significações: limpar, mediante mergulho ou submersão na água (Mc 7:4); lavar as mãos, submergindo-as na água (Lc 11;38); ser sepultado ou submerso por calamidades ou cuidados (Mc 10: 38,39).

O que é a ceia do Senhor? A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida. Comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: o pão e o vinho (Mt 26:26-29); I Co 11:23-29). Neste memorial, o pão representa o corpo de Jesus dado por nós no Calvário e o vinho simboliza o seu sangue derramado (I Co 11:23-29). A ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a vinda de Cristo e sua celebração pressupõe o batismo bíblico e os cuidados exame íntimo dos participantes (Mt 26-29; I Co 11:26-28).

Pontos de vista históricos. Há quatro pontos de vista históricos em relação à ceia do Senhor: o ponto de vista dos católicos romanos é o da transubstanciação que significa mudar de substância, ou seja, na missa, o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Jesus; para Lutero, é a consubstanciação, que significa estar com a substância, ou que o corpo e o sangue de Jesus estão presentes com o pão e o vinho (aqui temos uma modalidade do ponto de vista dos católicos romanos); outros creem na graça com ele, isto é, recebe-se graça quando se tomam os elementos, o que de outro modo não seria possível. Nós, os batistas, cremos que a ceia do Senhor é um símbolo ou memorial, e que ela significa que os elementos são símbolos do corpo partido de Jesus Cristo e seu sangue vertido na cruz por nós.

Para refletir e agir. a)Será que tenho considerado batismo e ceia do Senhor eventos sublimes ou meramente religiosos? b)Ao participar da ceia do Senhor, estou consciente de que ele morreu e ressuscitou por mim e que virá para me buscar? Vivo na expectativa da sua vinda?

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: