O Dia do Senhor
(Êxodo 20.8-11; Hebreus 4.9-11)

“Porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao

sétimo dia, descansou; por isso, o santificou.”

(Êxodo 20.11)

O dia do Senhor é o dia do repouso para a adoração. Um dia especial para descanso foi a
determinação de Deus em Êxodo 20.8-11. Entrar no descanso, como vemos em Hebreus
4.9-11, é um ato de fé para a obediência. No texto de Êxodo, podemos constatar que o
sábado servia como o dia santo e de descanso para homens e animais, comemorando o
descanso de Deus depois da obra da Criação (Gn 2.2; Ex 16.23). O descanso de Deus não
significa o seu cansaço (Is 64.4). Segundo Ryrie, este é o único mandamento do Decálogo
não repetido depois do dia de Pentecostes. A igreja fez do domingo o seu dia de culto
comemorando a ressurreição de Cristo (At 20.7).
Com o advento do Cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor,
em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia (Jo 20.19,26; Ap 1.10). Deve ser para os
cristãos um dia de real repouso em que – pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior
tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e a outras atividades religiosas – eles se
prepararão para “aquele descanso que resta para o povo de Deus” (Hb 4.9-11). Neste texto
o autor destaca a necessidade do repouso ou descanso para o povo de Deus. Se o A.T o
povo trabalhava para descansar, no N.T, o povo descansou para depois trabalhar. O
princípio é que o homem foi criado no sexto dia e, no sétimo, o Criador descansou. Isto
significa que o homem começou a sua jornada no descanso (Gn 1.31-2.3). A jornada do
descanso significa que o Deus criador e redentor é central em minha vida. Devemos sempre
descansar no Senhor e esperar nEle (Sl 37.7). Tem sido essa a sua experiência nesses
dias tão difíceis?
Assim diz o quarto mandamento: “seis dias trabalharás”. O trabalho é um dom de Deus; isso
o homem percebe somente quando está doente ou velho e não mais pode trabalhar. Deus
descansou não por estar cansado da obra da criação e com necessidade de descanso, mas
porque já tinha concluído os céus e a terra, com todos os seus elementos (Gn 2.1). O
descanso de Deus é expressão da sua obra concluída. Por essa razão Deus abençoou o
sétimo dia e o santificou (Gn 2.3).
Temos notado que muitos membros de igrejas têm colocado em segundo plano o dia do
Senhor. O deus do entretenimento tem sequestrado o coração de muitos crentes para

substituir o dia de culto pelo dia do lazer. Como cristãos genuínos, somos chamados ao
compromisso do dia do Senhor.
Para pensar e refletir: Tenho considerado o dia do Senhor como uma oportunidade para
culto e descanso? Tenho obedecido a ordem de Cristo em guardar o seu dia, assistindo aos
trabalhos da sua igreja (Hb 10.25), visitando os necessitados, auxiliando na evangelização,
estudando a Palavra de Deus, contribuindo para a extensão do seu reino (1Co 16.2)?
Nossos filhos e netos têm sido ensinados a valorizar o dia do senhor, nos acompanhando à
igreja para adorarem ao Senhor em comunhão com os irmãos?
Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: