Evangelização, Missões e Educação Cristã

(Atos 1; 2Coríntios 5)

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

(Atos 1.8)

Temos na evangelização, em missões e na educação cristã três práticas vivenciadas pelo
Senhor Jesus no seu ministério. Quando lavadas a sério, a igreja experimenta um
crescimento equilibrado, pois ela cumpre a grande comissão (Mt 28.18-20).
Evangelização é a proclamação das boas-novas de que Jesus Cristo é o único Salvador e
Senhor, a única esperança (At 4.12). Aqui não é uma opção, mas uma ordem expressa
dada por Jesus Cristo com base em sua própria missão (Lc 19.10). A missão primordial do
povo de Deus é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus
(2 Co 5.14-21). A evangelização é a esperança da igreja, portanto, a esperança do país e,
daí, do mundo. A igreja que deixar de ser evangelística não demorará a deixar de ser
evangélica.
Missões é uma ordem de pregar o Evangelho transcultural dada por Jesus Cristo a seus
discípulos e a nós. A responsabilidade da evangelização estende-se até os confins da terra
e, por isso, as igrejas devem promover a obra de missões, rogando sempre ao Senhor que
envie obreiros para a sua seara (Mt 9.36-38; Rm 10.13-15). Fazer missões significa,
especificamente, para nós, a proclamação da mensagem de salvação em Cristo, com
ênfase na transformação do pecador, na mudança de vida do homem e como o elemento
influenciador para a modificação de estruturas sociais, injustas, porventura existentes.
A educação cristã na igreja é essencial para a transformação do caráter de Cristo na vida
do crente. O Mestre treinou 12 homens para ensinarem outros. O Sermão do Monte é uma
prova da seriedade com a qual Jesus tratava o ensino. O apóstolo Paulo seguiu o Mestre
nesta visão (Ef 4.11-16; 2Tm 2.1,2). O ministério docente da igreja, sob a égide do Espírito
Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus e o crente (Jo
13.14-17). A Palavra de Deus é o conteúdo essencial nesse processo e no programa de
aprendizagem cristã (2Tm 2.15). A educação cristã deve se preocupar com a transformação
progressiva do crente no caráter, valor, motivação, atitude e entendimento do próprio Deus.
Como se dá a conexão entre as três? Entendemos que a evangelização e missões podem
ser culturais e transculturais, pois alcançam pessoas dentro e fora do Brasil. Há uma
implicação integral na obra evangelística-missionária, pois podemos ganhar vidas por meio
do nosso serviço em escolas, hospitais, projetos agrícolas, centros terapêuticos e etc. Já a

educação cristã tem a finalidade de formar o caráter de Cristo na vida das pessoas nascidas
de novo por meio da Escola Bíblica Dominical e em outras áreas de ensino na igreja.
A igreja do Senhor, por meio das Escrituras, opera a evangelização, a obra de missões e a
educação cristã na vida dos que ouvirão e crerão no Evangelho de Cristo. Os nascidos de
novo são ensinados a serem como Cristo Jesus. Aqui está a razão da educação cristã. Os
talentos e dons são aplicados na vida pessoal e na vida da igreja tendo em vista a
edificação do crente, o testemunho do Evangelho aos perdidos e a Glória de Deus. A
função primordial da educação cristã é formar discípulos do senhor Jesus para se
multiplicarem (At 2.42-47), assim teremos futuros evangelistas e missionários de acordo
com a vontade do Espírito Santo.
Jesus nos ensinou a ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16). Como igreja, temos um
compromisso com as práticas da evangelização, obra missionária e educação cristã em
todo o mundo, até que Cristo venha.
Para refletir e agir: O que tenho feito para que o Evangelho seja proclamado em todo o
mundo? Qual o meu nível de comprometimento com o Senhor Jesus?
Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: