O Desafio à Liderança

(Josué 1;2)

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andes.”

(Josué 1.9)

 

Ser líder não é fácil. Liderança é influência. É necessário ter qualidades espirituais, e Josué as tinha. O líder deve ser irrepreensível, tem que ter qualidades morais (vida limpa) e pessoais (precisa estabelecer alvos), precisa ter visão. E visão é uma imagem do futuro que produz paixão.

Para liderar mais de dois milhões de pessoas rumo a Canaã, Josué recebe encorajamento do próprio Deus (v.7,8). Mas quem era Josué?

Ele tinha sido servidor de Moisés (Êx 24.13; 33.11). Josué foi fiel a Moisés, era obediente e tinha experiência. Ele foi um dos 12 espias que Moisés enviou para espiar a terra de Canaã.

É importante ressaltar que Deus promete estar com o líder Josué por onde quer que ele andasse (v.9). Na escolha do líder, saber que Deus estaria presente faz toda a diferença, os desafios são enormes, mas o que tranquiliza Josué é que ele não iria liderar o povo sozinho. Deus deseja que Josué confie Nele, pois Ele prometeu acompanhá-lo. Deus é soberano e está na direção da história e realiza suas promessas.

E na total dependência de Deus, Josué começa a liderar o povo. Sua primeira ação foi preparar o povo para a travessia do Jordão (v.11). É interessante o apoio que Josué recebeu (v. 16,17). Ele teve a lealdade dos oficiais e do povo no início da sua liderança, e esse apoio é muito importante, sem o qual, fica inviável a liderança. Josué começa a liderar com sabedoria, na dependência de Deus e com muita tarefa pela frente.

O bom líder não é pego de surpresa. No capítulo 2, Josué tem uma estratégia para vencer e conquistar Jericó. Ele envia espias a Jericó com o objetivo de conhecer a situação da cidade que acabam entrando na casa de Raabe (prostituta) para dormirem ali. Quando o rei de Jericó soube que havia espias em sua terra, ele mandou avisar a Raabe para mandar os espias saírem de sua casa. É interessante como Raabe usou de estratégia para proteger os espias, ela escondeu os dois e disse que tinham ido embora.

Raabe tinha certeza de que Deus havia dado a terra de Jericó e pede proteção para si e para seus familiares (v.14). Ela tinha ouvido falar sobre os feitos do Senhor Deus, ela cita o acontecimento do Mar Vermelho, e reconhece que Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra.

Com a palavra dos espias sendo favorável a ela e sua família, Raabe leva-os a descer por uma corda pela janela, pois ela morava sobre o muro da cidade, e combinam um sinal através de um cordão vermelho que ela atou a janela.

Conclusão: Aprendemos com Josué a arte de liderar. Entre os principais desafios da liderança destacamos: coragem para tomar decisões, posicionamento, disposição, ser exemplo, ser comunicativo, estar sempre motivado por mais dura que seja a batalha e ter visão. Por fim, há o desafio de ter um bom relacionamento com os liderados.

Hoje, líderes perdem a liderança por falta de tato, falta de compreensão para com os liderados.

 

Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: