DISCIPULADO CRISTÃO – UMA VISÃO ATUAL

Tito 1-3

“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” (Tito 2.7,8)

Nesta carta, Paulo dá instruções a Tito sobre proceder da igreja de Cristo. “Paulo deu a Tito a responsabilidade de cuidar das igrejas em Creta. Tito deveria organizar as igrejas constituindo ministros qualificados e fazer oposição aos falsos mestres. Diferentes grupos dentro da igreja deveriam receber instruções diferentes de Tito, mas todos os cristãos deveriam observar as instruções gerais dadas por ele. Tito deveria evitar as contendas dos falsos mestres que levavam a divisão.” (p.1.635)

Assim como de Tito, por ser ministro do evangelho, era exigido um padrão de conduta em tudo (2.7,8), hoje também pastores e líderes devem atender ao padrão bíblico, em harmonia com a sã doutrina (2.1). Desse modo Tito deveria exortar a igreja de sua época para que tivessem uma vida cristã exemplar, em meio a uma sociedade de moral duvidosa, para o avanço do evangelho. De igual forma, os atuais líderes devem exortar suas igrejas. “Embora não se mencione cultura do discipulado no Novo Testamento, ela existia nas igrejas (IITm 2.2). As exortações “uns aos outros” (Gl 6.1,2; Co 3.16; ITs 5.11) indicam que aconselhar, encorajar, consolar” são ações praticadas pela igreja que segue a sã doutrina.

Mark Dever, escrevendo sobre ajuda mútua no discipulado afirma que “as igrejas não precisam tanto de programas especiais quanto carecem de cultura de discipulado, nas quais cada membro priorize a saúde espiritual um do outro”. Em sua sabedoria, Deus designou a tarefa de discipulado não a um homem, nem mesmo a um grupo de homens, mas a toda a igreja. Assim, o discipulado cristão é fruto da graça de Deus na vida da igreja. De acordo com Bonhoeffer “essa graça é preciosa pois chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Cristo (…) é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.”

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Bíblia de Estudo Genebra

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Tito 1.1-4

Terça-feira – Tito 1.5-9

Quarta-feira – Tito 1.10-16

Quinta-feira – Tito 2.1-10

Sexta-feira – Tito 2.11-15

Sábado – Tito 3.1-11

Domingo – Tito 3.12-15

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: