AS MARAVILHAS ADVINDAS DO CONHECIMENTO DE CRISTO

I João 1:5-10; 2:1-6; 3:1-10

“Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não no viu, nem o conheceu.”(I João 3:6)

Introdução. João, o mais jovem dos 12 apóstolos, vivenciou com a igreja problemas externos, como o judaísmo, o paganismo e Roma, e internos como as heresias e a falta de firmeza na são doutrina. João é testemunha ocular de Jesus, usa muito o verbo “conhecer” que se refere a uma vivência relacional, mais que cognição, ele esteve com Jesus (At 4:13).

As dádivas advindas do conhecimento de Cristo (I Jo 2:1-10). A vivência pessoal com Jesus nos oferece benesses, que são fundamentos da nossa vida cristã, dentre eles podemos destacar: Capacita-nos a vencer o pecado (2:1); capacita-nos a ser propício a Deus (2:2); capacita-nos a obedecer a Deus (2:3); capacita-nos a viver na verdade (2:4); capacita-nos a viver o amor de Deus (2:5); capacita-nos a andar como Jesus andou (2:6).

O conhecimento que vence o mundo (I Jo 2:15-17). A Bíblia afirma que o mundo, seus valores e seus seguidores passarão (Sl 1:5), “mas o que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. A única maneira de o homem permanecer eternamente é conhecendo Jesus como único Senhor e Salvador de sua vida, essa experiência é pessoal e intransferível.

O conhecimento que vence os falsos mestres (I Jo 2:18-26). João denuncia que os anticristos são uma realidade peculiar aos últimos dias (2:18). O povo de Deus, com o discernimento que o Espírito Santo dá, saberá perceber isso (2:20). Os ensinamentos de João mostram que a cada dia surgem mais anticristos com o objetivo de desviar os homens para atalhos que não conduzem à eternidade com Deus. O combate de João é para estabelecer uma cristologia correta na igreja. A visão nítida de quem é Jesus é a espinha dorsal do cristianismo, pois toda mensagem cristã não surtirá seu efeito se o protagonista principal desta mensagem for esvaziado de seus atributos que o distinguem como Deus. O apóstolo argumenta: “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes (…)” (2:4). João apela para os seus leitores voltarem aos rudimentos do ensino cristão, pois as novidades apresentadas eram contrárias aos princípios ensinados por ele e, por isso, perigosas.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

 Leituras Diárias

Segunda-feira – I João 1:1-4

Terça-feira – I João 1:5-10

Quarta-feira – I João 2:1-10

Quinta-feira – I João 2:18-26

Sexta-feira – I João 2:27-29

Sábado – I João 3:1-5

Domingo – I João 3:6-10

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: