A VIDA CRISTÃ É VITORIOSA

1 João 4.1-5.21

 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deu; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1 João 4.7)

Ao longo da carta de João estudamos que seu objetivo era advertir e instruir os cristãos da época sobre o falso ensino que afirmava que Jesus não teve um corpo de carne. Esse era um ensino propagado por aqueles que acreditavam que o corpo, ou seja, a carne era má e por isso Jesus teria tido apenas uma aparência de ser humano.

Dessa forma, João exorta os cristãos a discernirem a procedência do ensino ratificando que Cristo era totalmente humano e totalmente Deus, e qualquer pessoa que ensine diferente disso, segue o espírito do anticristo. Assim, para que possamos discernir se um ensino é falso, devemos manter uma vida de estudo da Palavra de Deus, pedindo que através de seu Espírito nos dê sabedoria e discernimento para entender e viver na sua Verdade.

A partir de 1 Jo 4.7 João se volta para a falar-nos sobre o modelo de amor cristão. A maior e sublime demonstração do amor de Deus por nós, foi enviar seu Filho ao mundo para propiciação pelos nossos pecados. “Deus é amor. (…) Dois equívocos comuns a respeito desse versículo devem ser distinguidos da intenção de João: (1) João não disse” O amor é Deus” (ou seja, que o amor e Deus são sinônimos ou permutáveis em todos os aspectos). E nem disse: “Deus é somente amor” (ou seja, que todos os outros atributos de Deus – tais como santidade, justiça, poder ou sabedoria – são insignificantes, ou nulos ou subcategorias de seu amor).” (1.705)

A questão nestes versículos é entendermos que o amor de Deus por nós deve nos influenciar a amarmos uns aos outros. Pois o amor que julgamos sentir ou demonstrar é inferior a manifestação suprema de amor dado por Deus pelo sacrifício de seu Filho.  Ao experimentarmos o novo nascimento, em Cristo, vencemos o mundo. É o renascimento em Deus que nos leva a amar uns aos outros, pois Ele é a fonte do amor perfeito.

“Ao entender essa carta, podemos ter certeza total da vida eterna. Podemos orar com confiança em favor de outras pessoas que possam se desviar, e podemos estar certos da vitória sobre o maligno.”(1.698)

Elaine Amarante– Equipe de Resumos

Bíblia de Estudo de Genebra

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – I João 4.1-6

Terça-feira – I João 4.7-14

Quarta-feira – I João 4.15-21

Quinta-feira – I João 5.1,2

Sexta-feira – I João 5.3-5

Sábado – I João 5.6-13

Domingo – I João 5.14-21

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: