O MUNDANISMO NA IGREJA DE CRISTO

1 Coríntios 2; 3

“Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1Co 2.16)

Nestes dois capítulos da carta aos Coríntios, Paulo fala sobre: a sabedoria e o poder de Deus; e maturidade.

Poder: os gregos adoravam retórica e achavam bonito argumentar só pelo zelo de argumentar. Não era do feitio de Paulo ancorar sua pregação em seu poder de persuasão (…). Paulo debatia, mas em última análise era o poder de Deus que atuava nos corações. Era e ainda é o Espírito Santo quem faz a obra. “A fé cristã se opõe a soberba da eloquência e do orgulho mundanos.” (p. 1.505). Por isso, Paulo escreveu aos crentes de Roma: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego.” (Rm 1.16)

Sabedoria: Com toda clareza possível, Paulo escreve que a essência da mensagem cristã não é costume, não é política, não é filosofia, não é política. É uma pessoa. A pessoa de Jesus, o Deus que se fez carne, e veio habitar entre nós. Isso, porém, nos leva a outra questão tão importante quanto intrigante: qual Jesus proclamaremos? Paulo não deixa dúvida: “é este crucificado”. É a morte de Cristo na cruz que é a providência de Deus para a nossa salvação. Retirar Jesus da Cruz é privar os homens da possibilidade de salvação. Retirar a Cruz de Jesus é reduzir a sua obra redentora a ensinamentos maravilhosos, tortura e morte.

“O evangelho não é atraente para o mundo, antes é loucura. Porque envolve perder para ganhar, morrer para viver, sumir para aparecer e descer para subir.” (C. S. Lewis)

Maturidade: A igreja se dividiu em grupos diversos, cada qual mais orgulhoso que o outro. Em vez de cooperar, passaram a competir entre si, deixando-nos o exemplo mais agressivo de grupos em disputa. Paulo faz um diagnóstico radical dessa situação: “Vocês estão agindo como bebês em relação a Cristo, parece que só sabem mamar.” (2Co 3.1,2- A Mensagem). O espírito faccioso que vive criando divisões no interior do corpo de Cristo é sintoma de imaturidade. Como acontece com as crianças. Paulo diz que devemos viver “(…) seguindo a verdade em amor.”(Ef 4.15). Pensar nos outros, ceder a vez, calar-se em nome da unidade; criança é incapaz de fazer isso.

Conclusão: “Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1Co 2.16). Por termos a “mente de Cristo” deveríamos reproduzir o comportamento de Cristo (Fp 2.5-8).

  1. 25 de maio de 2019

    O mudanismo está cada vez mais presente na igreja, encontrando adeptos, que são irmãos desprovidos de doutrina.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: