A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS

I Coríntios 12-14

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” (I Coríntios 12:31)

Os dons são diferentes (I Co 12:6) Pedro disse que os dons são pessoais: “Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu” (I Pe 4:10). Qual é o seu?

A distribuição dos dons é feita segundo critérios do Espírito (I Co 12: 11, 18) – Quem administra a concessão de dons é o Espírito. O Espírito constata as necessidades da igreja e tomas as providências para que tais necessidade sejam supridas.

Os dons devem ser usados para a edificação e o crescimento da igreja – “(…) para o proveito comum” (I Co 12: 4,5,7), “(…) servindo uns aos outros (…)” (I Pe 4:10). O uso do dom não é para vanglória da criatura, mas para a glória do Criador. Embora individual, o dom tem uma função comunitária: para o proveito comum. Cada membro serve ao conjunto do corpo com o seu dom.

Há dons permanentes e dons temporários – Os dons permanentes são aqueles que são necessários em todas as igrejas, em todos os tempos, em todos os lugares. Já os dons temporários são aqueles que o Espírito concede à igreja por um período definido da história, já que ali há necessidade desse dom.

Sete razões e argumentos porque não falo línguas estranhas (I Co 14) – 1)a edificação de toda a igreja (v.12, 17, 26); 2)a razão participante (v. 14-17). Agradeçamos a Deus pela nossa racionalidade; 3)a quantidade. Quando se debate o assunto “línguas”, é preciso definir que tipos de línguas são as que as pessoas falam ou dizem falar nos cultos glossolálicos. São línguas étnicas? Ou seja, são línguas faladas por algum grupo humano? Ou são extáticas? (sem relação com a consciência, apenas expressões de êxtase). 4)a desproporção (v. 19). Paulo diz que preferia falar na igreja cinco palavras inteligíveis a 10 mil ininteligíveis. 5)a maturidade (v. 20). 6)a ordem. (v. 26-40). Paulo apela para que haja reverência, e não caos no culto. 7)a sutileza – Se Paulo está desestimulando a neste capítulo o uso de línguas, por que usou de tanta sutileza para disciplinar esta questão entre os coríntios?

CONCLUSÃO – Que o Senhor abençoe você e o ajude a entender corretamente uma doutrina tão divisiva entre os cristãos.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – I Coríntios 12:1-11

Terça-feira – I Coríntios 12:12-31

Quarta-feira – I Coríntios 13:1-13

Quinta-feira – I Coríntios 14:1-8

Sexta-feira – I Coríntios 14:9-19

Sábado – I Coríntios 14:20-25

Domingo – I Coríntios 14:26-4030

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: